Saúde

Crise no Samu: 10 ambulâncias estão paradas, afirma presidente de sindicato

Publicado em 27/11/2014, às 05h46   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp


A profissão que exige habilidade e rapidez para se garantir uma vida passa por dificuldades, conforme relatou o presidente do 
sindicato dos motoristas de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador, Vanderson Lima. Segundo ele, uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (26), na sede do Sindprev, às 19h. "A realidade é que podemos paralisar as atividades por falta de um compromisso feito pelo prefeito ACM Neto (DEM). Ele disse que iria melhorar o serviço em 100% porque não achava justo o Samu ganhar menos que a Transalvador e Guarda Municipal. Dez ambulãncias estão paradas por falta de profissionais", ressaltou Lima, informando que os condutores de ambulância ganham R$1.248, sem benefícios. Ele ainda relata que os agentes da Transalvador e Guarda ganham quase R$ 2 mil. 
Ainda conforme o presidente do sindicato, foi lançado um edital no qual é solicitado condutor de veículo de emergência, "profissão que não existe. A profissão de condutor de ambulância é reconhecida pela Lei 12.998. Além disso, os profissionais que têm mais de nove anos no Samu não estão sendo contemplados com pontuaçao de títulos, o que nos garantiria cursos que hoje são cobrados nos editais de REDA", reforçou. Vanderson trabalha desde 2005 no Samu.
A reportagem tentou falar com a secretaria de Saúde do município, mas não obteve êxito.


Publicada no dia 26 de novembro de 2014, ás 09h37

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp