Política

PV se articula para assumir ministério no governo Lula; saiba qual

Foto: Ricardo Stuckert
Presidente da legenda, José Luiz Penna, é o nome indicado para assumir ministério  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 23/12/2022, às 15h22


FacebookTwitterWhatsApp

Em fase de decisão ministerial, o Partido Verde (PV) se articula para garantir o comando de um ministério no futuro governo Lula (PT). As apostas giram em torno do Ministério da Pesca, que deve ser comandada pelo presidente nacional do partido, José Luiz Penna.

Apesar de já ser dada como certa, a pasta não era a preferência do partido, que havia pedido Turismo, Esporte, Cultura ou Meio Ambiente. No entanto, como Lula não fez gesto favorável para o pedido, o PV garante agarrar a Pesca para garantir espaço.

Segundo informações da Folha de São Paulo, o gabinete de transição definiu que o Ministério da Pesca, que voltará a ser criado, terá quatro secretarias. "A estrutura permitirá ao ministério dar foco às áreas mais importantes", afirma Altemir Gregolin, ex-ministro da pasta.

Apesar das articulações, o convite ainda não foi oficializado por Lula. Nesta quinta-feira (23), o petista anunciou um total de 21 ministros e as respectivas pastas que farão parte de sua equipe de trabalho a partir de 1° de janeiro de 2023. Na última quinta-feira (22), foram 16 nomes anunciados em coletiva de imprensa covocada pelo presidente em Brasília, na sede do Governo de Transição.

Ou seja, ainda faltam 16 nomes a se anunciar e outras questões importantes como, por exemplo, as presidências de estatais tipo Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Lula prometeu terminar o anúncio do ministeriado até a próxima terça-feira (27).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp