Política

Professora criticada por deputado bolsonarista é demitida; saiba motivo

Reprodução / TV Câmara / YouTube
A professora está movendo uma ação por danos morais contra o parlamentar  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Câmara / YouTube

Publicado em 12/05/2023, às 14h08   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Após ser criticada pelo deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL) por causa de uma camiseta, uma professora de história da arte foi demitida em Aparecida de Goiânia, em Goiás. A peça vermelha – que traz na estampa a frase “Seja Marginal, Seja Herói”, alusiva à obra de Hélio Oiticica, criada durante a ditadura – usada pela docente em sala de aula foi classificada como petista pelo parlamentar.

Eu não sei nem o que falar sobre isso. Professora ensinando que ser herói é a mesma coisa que ser marginal. Professora de história com look petista em sala de aula”, escreveu o deputado nas redes sociais.

Segundo o g1, a professora disse ter sido demitida do Colégio Expressão três dias após a postagem do parlamentar bolsonarista. A docente, que preferiu não se identificar, também disse que vem sofrendo ataques nas redes sociais por causa do episódio.

Sempre uso camisetas com obras de arte. É um jeito que tenho para conversar sobre arte com os alunos, de forma despretenciosa. Naquele dia expliquei e eles entenderam o contexto histórico da obra. […] Minhas camisetas de obras de arte são feitas por um amigo e na foto eu literalmente só marquei a loja [para divulgação]. A obra é vermelha, por isso a camiseta é vermelha. Não há associação política alguma.”

A professora está movendo uma ação por danos morais contra o parlamentar, na qual pede indenização de R$ 30 mil.

O colégio disse, em nota, que tem o compromisso de oferecer uma educação de qualidade, pautada pela ética, respeito e diversidade, mas destacou que “escola não é lugar de propagar ideologias políticas, religiosas e preconceituosas”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp