Política

Prefeito do Rio de Janeiro decreta estado de emergência por causa de temporal

Divulgação
Eduardo Paes ainda usou suas redes sociais para pedir para a população não sair de casa para “atrapalha a ação dos agentes públicos"  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 14/01/2024, às 17h25


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decretou neste domingo (14) situação de emergência na cidade por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem a capital fluminense e sua região metropolitana desde o último sábado (13).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o decreto publicado na ediução extra do Diário Oficial deste domingo, todos os órgãos municipais foram acionados para reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas. além de dispensar licitação para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta à situação de emergência.

Além disso, o decreto prevê a dispensar licitação para contratos para a compra de itens necessários para as atividades de resposta à situação de emergência.

“Ficam autorizadas as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil municipal, diretamente responsáveis pelas ações de resposta, a usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano”, explica o decreto.

Em suas redes sociais, Paes postou um vídeo em que pede para que a população do Rio de Janeiro evite sair de casa. "Excesso de pessoas na rua atrapalha a ação dos agentes públicos", escreveu em sua conta no X (antigo Twitter).

O prefeito do Rio de Janeiro informou ainda que determinou que fosse adiadas as provas de processos seletivos envolvendo a administração municipal e o ensaio das escolas de samba que ocorreria neste domingo (14) na Marquês de Sapucaí.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, até o momento, foram registradas nove mortes causadas pelas chuvas que atingem o Rio de Janeiro e a região metropolitana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp