Política

Prefeito de Vera Cruz quebra o silêncio após município ficar fora do Novo PAC

Divulgação
A Casa Civil informou que o município teria sido o único da Bahia a não se inscrever no Novo PAC Seleções  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 19/01/2024, às 10h21 - Atualizado às 10h23


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinícius (MDB), através de nota, quebrou o silêncio sobre a afirmação da Casa Civil de que o município teria sido o único da Bahia a não se inscrever no Novo PAC Seleções.

De acordo com informações do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), dos 417 municípios baianos, 416 fizeram cadastros de propostas. Na Bahia as obras somarão um total de R$ 199 milhões em investimentos, que contará com a finalização da ferrovia Oeste Leste (FIOL), investimento em portos e aeroportos, e novas obras para mobilidade de Salvador como extensão do metrô para o Campo Grande e VLT do Subúrbio Ferroviário que vai até o bairro de Águas Claras.

Segundo informações da Casa Civil, o “município de Vera Cruz não cadastrou ou foi proponente de nenhuma proposta no Novo PAC Seleções. O único projeto inscrito, destinado a este município, foi cadastrado tendo o Governo do Estado como proponente e nesta modalidade – CEUs da Cultura, cabia apenas aos governos estaduais encaminharem propostas. Para as modalidades disponíveis aos municípios, não há projeto cadastrado pela Prefeitura de Vera Cruz”.

O CEUs da Cultura são centros culturais de 300 a 500m², com um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural e bioclimática do país. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com suas necessidades e potencialidades, por meio da escuta ativa. Os CEUs da Cultura são desenvolvidos a partir de projetos de referência fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e adaptados por equipes locais.

O Novo PAC Seleções recebeu inscrições de projetos de 9 de outubro a 12 de novembro de 2023, sob a orientação e o auxílio de técnicos da Casa Civil e de demais ministérios envolvidos.

O BNews fez contato com o prefeito da cidade, que apontou um equívoco por parte do ex-governador, mas preferiu se pronunciou sobre o assunto através de nota oficial.

“Dentro do que era a área de interesse do município, a proposta cadastrada foi feita através do Governo do Estado para atender a cidade de Vera Cruz com obras do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, devidamente cadastrada na proposta de número: 42000000314/2023 - para a qual todos os documentos solicitados foram enviados. Foi uma opção do município fazer esse tipo de execução através do Governo do Estado, aderindo, sim, ao programa do Governo Federal”, disse.

Confusão política

O relacionamento entre o prefeito de Vera Cruz e o Governo do Estado é considerado tenso. Em 2022, ainda nas eleições municipais, Marcus Vinicius fez um discurso duro em apoio ao então governo de Rui Costa, durante a presença do petista na cidade de Itaparica, e criticou a oposição, liderada na Bahia por ACM Neto (UB).

O comportamento do emedebista agradou o ex-sogro, atual prefeito de Itaparica e aliado do grupo de esquerda, Zezinho Oliveira (PSD). No entanto, ao notar que o ex-prefeito de Salvador liderava a maioria das pesquisas, Marcus Vinicius é acusado de não ter feito ‘campanha’ para Jerônimo no local, o que teria causado um desgaste na relação. 

De acordo com a coluna “O Carrasco”, do jornal A Tarde, Marcus Vinícius tentou se reaproximar de Jerônimo Rodrigues durante as comemorações da Independência de Itaparica, realizada no dia 7 de janeiro.

Ainda segundo a publicação, o prefeito teria aparecido de surpresa no evento. No entanto, o encontro parece não ter surtido o efeito esperado. Na oportunidade, Marcus Vinícius escutou o governador da Bahia dizer que apoiaria a candidatura do empresário Nego da Coroa na disputa pela prefeitura de Vera Cruz na eleição deste ano.

Nego da Coroa é filho do prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira (PSD), que apoiou a candidatura de Jerônimo Rodrigues em 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp