Política

Suíca cobra aplicabilidade da Lei Anticalote

Imagem Suíca cobra aplicabilidade da Lei Anticalote
Norma foi sancionada, mas ainda não regulamentada  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/11/2014, às 17h38   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) cobrou a aplicabilidade da Lei Anticalote ao secretário estadual de Administração, Edelvino da Silva Góes. O edil petista é coordenador jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA) e voltou a questionar o que considerou como “falta de respeito às mulheres e homens, chefes de família, que arriscam suas vidas diariamente atuando para o bem comum da cidade”. 

Suíca debateu medidas para cobrar das empresas o direito aos 30% referentes ao adicional de periculosidade, prerrogativa direcionada para aqueles trabalhadores de limpeza que realizam tarefas em motos e triciclos. “Muitas empresas estão saindo e outras novas estão entrando e fomos cobrar do secretário uma resposta sobre a efetivação da lei. Ele disse que está correndo contra o tempo para que essa legislação entre em vigor este ano”, aponta Suíca.

A lei foi sancionada pelo governador Jaques Wagner, mas precisa de regularização, que envolve um processo burocrático que deve ser seguido. “O estado tem que garantir que os trabalhadores não sofram mais penalidades, o corpo técnico da Secretaria de Administração está fiscalizando com mais rigor, a partir da atuação dos sindicatos e já não tem tanto atraso de salários”, completa.

Ainda durante a reunião, o sindicato entregou para Edelvino Filho um ofício sobre a assistência médica, que aponta a convenção coletiva dos trabalhadores, onde afirma que todos têm direito à assistência médica no valor de R$ 82. O secretário disse que vai apurar e vai, dentro dos próximos contratos e editais, “ver como é que pode ser feito um cadastramento de preço, que realmente pudesse proteger o erário público e os trabalhadores”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp