Política

Vereador mais votado de Salvador apresentou apenas um projeto este ano

Imagem Vereador mais votado de Salvador apresentou apenas um projeto este ano
Carlos Muniz (PTN) é um dos vereadores com mais baixa produção na Casa Legislativa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/11/2014, às 10h32   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Ao ir às urnas, o eleitor procura escolher aquele que o representará na política brasileira. Tanto no Executivo quanto no Legislativo, os escolhidos apresentam propostas para melhorar a vida da população. Porém, aqueles se destacam nem sempre são os mais votados. Na Câmara de Vereadores de Salvador, por exemplo, acontece o contrário. O edil mais votado em 2012 tem uma atuação apagada desde o ano passado. Carlos Muniz (PTN) obteve 16.959 votos soteropolitanos, mas só apresentou um projeto de lei desde que assumiu o mandato.


O projeto de lei do vereador dispõe sobre a isenção de pagamento de estacionamento rotativo – Zona Azul – aos veículos de oficiais de Justiça que estiverem cumprindo mandado judicial e que só foi protocolado em novembro do ano passado. Já este ano, a única proposição do edil foi uma resolução para conceder o título de cidadão soteropolitano ao vereador Marco Prisco(PSDB), e que ainda tramita na Casa.

A primeira eleição de Muniz foi em 2008. De 2009 para cá, o edil apresentou 26 propostas. No primeiro ano de atuação propôs três projetos de leis, apenas um requerimento para a realização de uma sessão especial, uma moção de pesar e uma indicação para implantação de um posto de saúde. Em 2010 foram três requerimentos e dois projetos de lei. Já em 2011 trabalhou um pouco mais e mostrou cinco projetos de lei enquanto 2012 foram quatro projetos. Nenhum projeto de lei do vereador foi aprovado pela Casa.

Enquanto isso, o vereador Hilton Coelho (Psol), que obteve 16.408 sufrágios, e ficou em segundo lugar, apresentou 11 projetos de lei, um de resolução, e 21 indicações ao prefeito ACM Neto (DEM). A atuação de Muniz está entre as mais escassas desta última legislatura. O edil ainda é o 1º vice presidente da Câmara. A reportagem ainda apurou a frequência do vereador. De acordo com o site da Casa, Carlos Muniz está de ‘licença para tratamento de saúde’ de janeiro de 2013 a dezembro de 2014.

Por outro lado, o vereador soteropolitano que obteve a menor quantidade de votos para a legislatura atual foi Vado Malassombrado (DEM) que apresentou 58 propostas, entre projetos de lei, indicações e requerimentos.
Apesar da maior votação, Muniz preferiu não arriscar e não almejou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Apoiou o irmão, Anderson Muniz, que garantiu apenas 30.510 votos e não se elegeu. Pelo partido, Alan Castro garantiu a vaga com 51.126 sufrágios.

A reportagem tentou contato com o vereador durante todo o dia, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.

Publicada no dia 31 de outubro de 2014, às 10h29

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp