Política

Sem rancor, prefeito de Salvador usa discurso pacífico após derrota eleitoral

Imagem Sem rancor, prefeito de Salvador usa discurso pacífico após derrota eleitoral
ACM Neto quer manter relação 'cordial' com Rui Costa   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/10/2014, às 11h18   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Eleição chegou ao fim e com ela as brigas entre os adversários. Pelo menos aparentemente, governo do estado e prefeitura de Salvador voltarão a fazer as pazes após o pleito eleitoral. O discurso de 'paz e amor' voltou às declarações do prefeito ACM Neto nesta terça-feira (28), diferentemente do governador eleito, Rui Costa (PT), que descarregou a metralhadora de acusações mesmo após a vitória.

Em entrevista dois dias após a derrota de Aécio Neves (PSDB), o demista estava abatido, mas um tanto sereno com o futuro da capital baiana. Ele afirmou que não ficaram feridas abertas e que após o pleito tudo já está cicatrizado, ao menos para o demista. Transferiu para os governos federal e estadual a responsabilidade de alguma retaliação. Neste caso é a população soteropolitana que deverá avaliar. "Não posso e não quero crer que o governador e a presidente queiram perseguir a cidade de Salvador. Essa é a minha expectativa, mas a palavra está com eles e a decisão é deles", apontou.

O gestor garantiu que nada vai mudar e que a capital baiana tem condições suficientes de caminhar sozinha, sem os investimentos federais e estaduais. "Vamos trabalhar pela cidade como já estamos fazendo. Vamos a cada dia melhorar a condição da prefeitura que hoje já caminha com as próprias pernas. A prefeitura dispõe de recursos próprios para investir nas obras que a população deseja", afirma.

O prefeito ainda afirmou que vai manter uma relação cordial com o governador eleito por respeitar a decisão das urnas. Ainda exemplificou a sua vitória em cima do petista Nelson Pelegrino, em 2012, quando desmontou o palanque e chegou a elogiar a gestão do governador Jaques wagner. "Eu pretendo manter uma relação de alto nível com as duas esferas de poder, colocando os interesses da população acima das divergências políticas que democraticamente ficaram demonstradas no período eleitoral. Nesse momento é de pensar em governar. Eu governar Salvador, Rui Costa a Bahia e Dilma o Brasil", disse.

Durante a campanha eleitoral, tanto ACM Neto como Rui Costa afirmaram que iriam processar um ao outro. O demista, por declarações do petista de que a prefeitura desvia recurso público para a Rede Bahia, e o petista por declarações do prefeito de que as denúncias do Instituto Brasil são verídicas.

As provocações deverão cessar nos próximo ano, mas tudo pode mudar nas proximidades do próximo pleito eleitoral, principalmente em 2018, quando Rui tentará a reeleição e Neto a mudança.

Nota originalmente postada às 20h do dia 28

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp