Política

Financiamento privado de campanha está contaminando a política, avalia Wagner

Gilberto Jr/Bocão News
Petista também aponta que atualmente "todo mundo está se tornando escravo" do modo de financiamento  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr/Bocão News

Publicado em 28/10/2014, às 13h13   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp




Um assunto que deverá constar na pauta do novo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) é a reforma política, tema constantemente abordado durante a campanha eleitoral nesse ano de 2014. No último sábado (25), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, declarou que enviará ao Congresso Nacional propostas para a reforma eleitoral. Ainda nessa segunda (27), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu a realização de um referendo como mecanismo para se aprovar uma reforma política no país, o que contraria a proposta da presidente reeleita Dilma Rousseff, que quer plebiscito. 

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, é necessário fazer a reforma e diz que tanto plebiscito como referendo poderá ser útil no desenrolar do processo de mudança. "Qualquer forma de consulta dará mais densidade à reforma política. Ou previamente votada pelo Congresso ou decidida pelo plebiscito e homologado. Não acho que tenham essa diferença tão substantiva, lógico que é diferente, mas não é substantiva", analisou. 

"Nós temos uma máquina do exercício da política muito ruim. Ela está contaminando a democracia e está contaminando a política e se a gente não mudar, vai contaminar cada vez mais. Teve escândalo desde que fui deputado federal, quando teve a CPI dos Anões do Orçamento, de lá pra cá é um atrás do outro. Não estou dizendo que isso vá encerrar. Quem não tiver dinheiro, tem chance de ter problema. Mas se você mudar a máquina, quem quiser fazer política direito, vai poder fazer politica direito. Hoje está todo mundo escravo do financiamento privado de campanha", disse o atual chefe do Executivo baiano nessa terça-feira (28), no evento de abertura do 3º Encontro Estudantil Todas Pela Educação, da Secretaria Estadual de Educação, na Arena Fonte Nova.

"O povo brasileiro precisa saber quanto custa fazer democracia. E é melhor saber sobre a mesa, do que saber de um bocado de escândalos que estoura na corrupção que no fundo começa sempre para alimentar os fundos de campanha", discursou o petista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp