Política

Hilton Coelho denuncia "sucateamento" das universidades estaduais

Imagem Hilton Coelho denuncia "sucateamento" das universidades estaduais
Vereador acusa o governo estadual de reduzir recursos para custeio e não ampliar vagas para professores e técnicos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/09/2014, às 23h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Hilton Coelho (PSOL), integrante da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador, afirmou que o governo estadual está, deliberadamente, colocando em prática uma política de enfraquecimento das universidades estaduais, através da contínua redução no orçamento dos recursos para investimento e custeio.

"Só podemos acreditar que há uma política deliberada de enfraquecer e mesmo sucatear as universidades estaduais. Manifestamos nossa irrestrita solidariedade e apoio às mobilizações dos docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)", disse.

Ele chama a atenção da opinião pública para a necessidade de apoiar o movimento não apenas dos docentes, mas de toda a sociedade, em defesa das universidades. "Além do descaso patente, constatamos o desrespeito aos direitos trabalhistas, a exemplo das promoções, progressões e alteração no regime de trabalho. É mais do que necessário o mínimo de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para a sobrevivência das universidades e ampliação do quadro de vagas imediatamente", defende Hilton Coelho.

Estrangulamento

O vereador sugere que o governo encaminhe à Assembleia Legislativa um projeto de lei alterando a atual legislação que vincula a quantidade de vagas às classes previstas na carreira do magistério superior. "Por que se amplia tanto o estrangulamento do quadro de vagas, que implica em muitas turmas sem professor e aumentam-se os contratos de professores substitutos precarizados e a sobrecarga de trabalho para os docentes?", questiona Hilton Coelho.

O socialista afirma que a situação das universidades é grave e exige uma ação imediata: "O governador deve sair dos palanques eleitorais e administrar. Continua sendo o governador até o dia 31 de dezembro e não um cabo, ou melhor, um soldado eleitoral. Enquanto o mundo da propaganda diz que vivemos no melhor dos mundos na educação na Bahia, nas universidades faltam professores, salas e infraestrutura".

Em breve, prevê Hilton Coelho, as universidades não terão nem como comprar materiais, equipamentos, nem dar continuidade às obras de reformas e construção. O déficit no quadro de vagas ataca diretamente professores e técnicos, que estão sobrecarregando e enfrentando problemas de saúde em decorrência da estafa. Falta ainda, na opinião do vereador, um eficaz programa de permanência estudantil para auxiliar alunos de baixa condição financeira. E adverte: "Até quando tanto descaso com a educação superior? Basta de sucatear as universidades estaduais".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp