Política

“Toda gestante carece de atenção especial”, afirma Fabíola Mansur

Imagem “Toda gestante carece de atenção especial”, afirma Fabíola Mansur
Vereadora, autora do projeto de lei que garante vaga em estacionamentos para grávidas, comemora sanção   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/07/2014, às 21h42   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Mais conforto, segurança e facilidade no acesso de gestantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo à diversos locais, através da destinação de vagas especiais nos estacionamentos de shoppings, supermercados e estabelecimentos comerciais de Salvador. Este foi o objetivo da vereadora Fabíola Mansur (PSB), autora do Projeto de Lei 458/2013, sancionado pela Prefeitura de Salvador , que estabeleceu a Lei Nº 8.627/2014, já em vigor.

A medida tem dividido opiniões do público, mas a vereadora Fabíola Mansur, presidente da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e vice-presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Seguridade Social da Câmara, chama a atenção para o fato de que toda a gestante é uma pessoa com mobilidade reduzida e carece de atenção especial. “E não apenas nos meses finais da gravidez, mas, também, nos primeiros meses.

Segundo os médicos, o primeiro trimestre é o mais crítico, pois, nesta fase, acontece a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto”, alerta Fabíola.

Está comprovado que com a mobilidade reduzida, estacionar exige um esforço maior da gestante. “Nos meses seguintes, o ganho de peso e o crescimento da barriga, geram grande sobrecarga na coluna vertebral e no sistema cardiorrespiratório, gerando desconforto e cansaço”, ressalta a vereadora.

Para Fabíola, a proposta, que agora é uma realidade, se une aos textos legais existentes a respeito da acessibilidade prioritária às gestantes como nos transportes coletivos, caixa de bancos e de supermercados. “Mas, quando o assunto é estacionamento, as grávidas, apesar de estarem em uma situação de desigualdade, com a mobilidade circunstancialmente reduzida, não tinham a preferência garantida por Lei”, aponta Fabíola.

Sem falar em determinadas situações vexatórias, nas quais se deparam algumas mulheres que ocorrem em determinados ambientes. “São os casos de mães com crianças de colo que precisam encontrar vaga dupla em estacionamento permitindo assim que ela tenha condições de retirar e colocar o carrinho de bebê no carro”, explica Fabíola, completando que “Lutar em defesa da Saúde é lutar pelo bem-estar da população. Agora, com a sanção da prefeitura podemos comemorar”, conclui a vereadora.

A lei já está em vigor, mas deve passar por modificações dentro de 90 dias. Este também é o prazo estipulado para que os estabelecimentos se adaptem à nova norma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp