Política

Carta 'afirma' que padres apoiam candidatura de Joceval em missas

Imagem Carta 'afirma' que padres apoiam candidatura de Joceval em missas
Mensagem aberta de um suposto fiel foi enviada à imprensa em forma de denúncia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/07/2014, às 11h41   Djalma Júnior (Twitter: @djalma88)


FacebookTwitterWhatsApp

Há quem diga que a fé e a política são como água e óleo, que jamais se misturam. Mas, depende da situação em que elas se encontram.  Uma carta aberta assinada por um suposto fiel denominado apenas como 'Victor Anjos' pode estar tentando quebrar este paradigma. Em mensagem enviada à imprensa e encaminhada ao arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger e bispos de toda região baiana, 'Victor' diz estar incomodado com uma situação que envolve o vereador de Salvador e candidato a deputado federal Joceval Rodrigues (PPS) e padres da capital baiana.

Na carta aberta, 'Victor' diz que alguns sacerdotes estariam utilizando os momentos de pregações, durante as celebrações religiosas, para apresentar apoio político e ressalta que um destes padres afirmou que "o vereador (Joceval) de Salvador é a presença de Deus na política". A carta garante ainda que Joceval utiliza das suas redes sociais para se intitular como "o vereador da Igreja Católica". A reportagem buscou em sua rede social, a declaração divulgada na carta com esta afirmação, mas não foi encontrada no formato divulgado.

Para alavancar sua campanha e pelo fato de participar do movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) e membro do ministério conhecido como 'Fé e Política', o vereador divulga diversas imagens em que aparece ao lado de líderes religiosos conhecido nacionalmente, a exemplo do padre Fábio de Melo e em algumas destas publicações assina com o número da sua candidatura a deputado federal.




Em uma breve conversa com o Bocão News, o vereador Joceval Rodrigues que estava a caminho de uma missa, disse que “o fato da certeza em ganhar a eleição está incomodando a alguém”. O edil ainda afirmou que tudo tais situações seriam “boatos infudandos”. E deixou o que pode ser considerado uma mensagem ao denunciante e ressaltou que “cada um conquista aquilo que merece. Jamais pedi que nenhum padre fizesse isto”. 

Em contato com a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Salvador, a reportagem foi informada que “não existe nenhuma forma de apoio por partes dos padres em celebrações, como está sendo divulgada na carta aberta”. A Pascom ainda reforça que tal carta “não deve ser considerada por nem apresentar uma assinatura formal e que por isso porta-se de forma indiferente”.


Matéria publicada originalmente às 19h43 de 25 de julho de 2014

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp