Política

Pegou mal: Incra desmente Marcos Mendes e o acusa de falsa denúncia

Imagem Pegou mal: Incra desmente Marcos Mendes e o acusa de falsa denúncia
Psolista visitou Assentamento Rural 1ª de Abril e listou problemas inverídicos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/07/2014, às 11h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária desmentiu uma nota encaminhada pelo candidato a governador Marcos Mendes (Psol). Ele afirmou para jornalistas que constatou um abandono do governo na comunidade Assentamento Rural “1º de Abril” localizado no município de Prado, a 491 km da capital baiana, no extremo sul da Bahia. O candidato ainda encaminhou um texto com uma imagem anexada ao lado de uma família em frente a uma casa de taipa. Uma das dez que ele disse que existe por lá.

Foto de Marcos Mendes 

Hoje (23), o Incra se posicionou publicamente desmascarando Marcos Mendes. Segundo o órgão, as famílias não moram em casas de taipa e os problemas apontados pelo psolista seriam falsos. Leia nota na íntegra:

A superintendência regional do Incra na Bahia esclarece que o assentamento 1º de Abril, situado no município de Prado, no Extremo Sul baiano, não está abandonado, como dá a entender erroneamente um release distribuído à imprensa e publicado em alguns sites de notícias, na segunda-feira (21).
O assentamento 1º de Abril, onde residem 40 famílias, diferente do que presume precipitadamente o texto, sem checar informações junto ao Incra/BA, já recebeu todas as ações previstas no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
A área possui energia elétrica, água potável, agrovila com moradias de bom padrão (veja anexa foto da agrovila) e as famílias já foram beneficiadas com todos os créditos providos pelo Incra.
A imagem de uma casa divulgada com o release citado trata-se de uma cabana que alguns trabalhadores rurais costumam construir nos seus lotes para facilitar o trabalho nas lavouras e diminuir as idas e vindas à agrovila onde realmente a comunidade reside. Essas construções são comuns em lotes de assentamentos rurais.
Os trabalhadores rurais do 1º de Abril entregam produtos agrícolas para a alimentação dos estudantes das escolas municipais de Prado, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o que é confirmado pelo secretário de agricultura da Prefeitura, Maurício Xavier.

Foto da comunidade divulgada pelo Incra
O 1º de Abril é uma área de reforma agrária estruturada. Conta com uma escola estadual do Ensino Fundamental I e com o Centro de Formação Carlos Marighella, onde ocorreram as aulas da primeira turma do curso superior de Pedagogia, na Bahia, para assentados e filhos de assentados, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e hoje é utilizado como centro de formação e capacitação de jovens e trabalhadores, até que outra graduação seja estabelecida.
As famílias criam gado, cultivam hortaliças, milho, feijão e mandioca. A área ainda conta com uma casa de farinha comunitária.

O ainda candidato não comentou o caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp