Política

Licitação do transporte: em meio à confusão, empresas apresentam propostas

Imagem Licitação do transporte: em meio à confusão, empresas apresentam propostas
Três consórcios são concorrentes, porém nomes das empresas não foram divulgados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/07/2014, às 12h53   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à discórdia causada pela solicitação de suspensão do processo licitatório do sistema de transporte de Salvador, a apresentação das propostas das empresas ocorreu como prevista, na tarde desta segunda-feira (14). Os envelopes foram abertos na Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) pelo secretário da pasta Fábio Mota.

Três consórcios apresentaram a documentação: Jaguaribe, Plataforma e Salvador Norte, porém os nomes das empresas participantes não foram divulgados. As propostas agora serão analisadas pela comissão de licitação. Logo após essa etapa será realizada uma sessão de abertura dos envelopes de habilitação das empresas que vencerem a primeira fase. “Esse é um dia histórico para a melhoria do sistema de transporte da cidade”, afirmou Mota.

Em nota, a prefeitura de Salvador fez questão de ressaltar que o edital de licitação estava disponível desde maio de 2014 para que as empresas e a população tivessem acesso. Isso porque desde o fim da semana passada, prefeito e governador estão em atrito após o encaminhamento de um ofício do chefe do Executivo baiano ao do municipal para a suspensão da licitação.

A prefeitura garante que "com a licitação, o passageiro vai contar com um serviço mais seguro, confortável e mais eficiente. A média de idade da frota de ônibus, que já chegou há dez anos, vai diminuir para 3,5, até 2016. Ainda, 100% dos ônibus serão adaptados para utilização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de possuírem sistema de ventilação forçada, dando maior conforto aos usuários. As novas medidas vão estimular o uso do transporte público na cidade e reduzir o número de carros nas vias principais da cidade".

Uma troca de acusações começou desde então. Jaques Wagner já afirmou, em entrevista na manhã desta segunda-feira (14) que levará o caso a Justiça, caso a licitação desse encaminhamento.

Nota originalmente postada às 19h do dia 14

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp