Política

SDD fica na base: Diogo Medrado deve assumir Bahiatursa

Imagem SDD fica na base: Diogo Medrado deve assumir Bahiatursa
A informação não foi confirmada, mas a expectativa é de que a nomeação saia ainda nesta semana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/04/2014, às 12h21   Luiz Fernando Lima (twitter @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O Solidariedade (SDD) comandado pelo deputado federal Marcos Medrado na Bahia deve permanecer na base governista de Jaques Wagner e caminhar com Rui Costa (PT), João Leão (PP) e Otto Alencar (PSD) nas eleições de outubro.

Embora ainda tenha uma reunião da direção estadual a ser agendada para discutir os caminhos do partido no pleito, a sinalização das Relações Institucionais do governo pode por fim ao impasse.

Nesta terça-feira (22), circulou nos bastidores que o “problema” Bahiatursa foi resolvido e Diogo Medrado será promovido a presidente da empresa de turismo do estado. Ele desbanca Fernando Ferrero, desafeto que continuou no cargo mesmo após a saída de Domingos Leonelli da secretaria de Turismo.

O deputado federal Marcos Medrado, presidente do SDD na Bahia, não confirmou a decisão, contudo, deixou transparecer que os termos de um possível acordo estão próximos de ser anunciados.

A nova sigla havia entrado em conflito com os petistas depois que o governo não cumpriu acordos firmados no início do ano. A própria ida de Diogo Medrado para uma diretoria da Bahiatursa causou embaraços para o novo secretário de Relações Institucionais, Cícero Monteiro.

Isso porque, Diogo e Ferrero não se entenderam e o primeiro ameaçou sair da empresa com chances reais de assumir a Saltur. Empresa de economia mista que tem a mesma função da Bahiatursa só que no âmbito municipal. Esta hipótese ainda não foi descartada publicamente, mas a confirmação da nomeação na estadual desata o nó.

Outro fator preponderante para manter o SDD na base, também aceito por Jaques Wagner é a nomeação de Sérgio Coelho para a uma diretoria da Codevasf. No entanto, Medrado também preferiu não confirmar a indicação e tampouco a diretoria que seria entregue aos cuidados do quadro partidário próximo ao deputado federal Arthur Maia.

Na primeira quinzena de janeiro, o SDD declarou apoio a Rui Costa nas eleições deste ano. Tempos depois e diante do não cumprimento de acordos, a executiva estadual resolveu recuar e rediscutir o apoio à candidatura governista.

Com as portas da oposição abertas – nacionalmente o SDD apoiará o candidato à presidência da República Aécio Neves (PSDB) – não seria surpresa a mudança de lado. A situação dos petistas atualmente parece instável, entretanto, ao que parece, ainda existe “bala na agulha”.

Nota originalmente postada às 19h do dia 22

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp