Política

Violência continua em Buerarema. Wagner pede auxílio, novamente, ao ministro

Publicado em 12/02/2014, às 08h44   Luiz Fernando Lima (twitter @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

Há pelo menos cinco meses o governador Jaques Wagner (PT) tenta sensibilizar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo para intervir de forma mais incisiva nos conflitos entre índios, pequenos agricultores e outros agricultores que estão inflamando a população de Buerarema, no sul do estado.

Apenas na tarde desta terça-feira (11), o comandante do Poder Executivo baiano fez novo pedido ao correligionário. Solicitou a aplicação do instrumento Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas regiões do sul da Bahia, conforme nota enviada pela secretaria estadual de Comunicação.


Previsto na Constituição Federal, a GLO é utilizado quando situações que fogem do controle colocam em risco a segurança da população. Durante sua vigência, tropas das Forças Armadas assumem a segurança local e passam a ter poder de polícia. Depois de deferido o pedido, haverá imediatamente a mobilização das tropas para o envio à região.

“Repudio qualquer tentativa das partes de fazer justiça com as próprias mãos. O Brasil é uma democracia consolidada. As soluções surgirão via Judiciário e após muita negociação”, disse o governador.

O problema se arrasta desde as demarcações de terra e há mais de um ano a região se tornou zona de conflito. Não faltam relatos de agressões mútuas e até mortes já foram registradas. O caso, de acordo com deputados de oposição, exige mais pulso de Jaques Wagner. Eles criticam a leniência e passividade diante de um cenário potencialmente perigoso.

A esta redação, ainda em meados de setembro de 2013, chegaram depoimentos de pessoas, dos lados, que diziam não haver possibilidade de harmonia pelas próximas gerações.

Nota originalmente postada às 19h do dia11

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp