Política

Festa do Bonfim se torna Patrimônio Imaterial Nacional

Imagem Festa do Bonfim se torna Patrimônio Imaterial Nacional
Wagner, Marta Suplicy e Neto participaram da cerimônia hoje  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/01/2014, às 06h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (15), a Festa do Senhor do Bonfim recebeu o Título de Patrimônio Imaterial Nacional, entregue pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, ao governador Jaques Wagner, ao prefeito ACM Neto e ao bispo auxiliar Dom Marcos Eugênio durante solenidade que aconteceu na Igreja do Bonfim. "Eu mesma me perguntava o que o Iphan teria a acrescentar a algo que já tem toda essa força. Esse certificado é uma declaração de compromisso do estado brasileiro, que reconhece essa festa como um exemplo de manifestação popular", disse a presidente do instituto, Jurema Machado.



O prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM), também participou do evento.  "Salvador é a primeira capital do Brasil e também o berço da religiosidade e cultura regionais. Temos nos sensibilizado com o reconhecimento do Iphan a uma das maiores e mais significativas manifestações populares de todo o país. O simples ato de amarrar a fitinha no braço e fazer três pedidos já é uma manifestação da fé e devoção ao Senhor do Bonfim. Também a emoção que toma conta de nossos corações quando toca o hino", disse, momentos antes de um representante da cooperativa amarrar uma fitinha no pulso de Marta Suplicy.

“A festa do Bonfim na Bahia representa a força que a cultura tem. Uma cultura que existe desde 1745 e que permanece, se fortalece e se recria. Essa cultura tem muito a nos ensinar. A festa participou e inspirou muitas mudanças, é um exemplo de democracia, de diversidade. O reconhecimento que fazemos hoje é não só ao povo baiano, mas um presente à humanidade", disse a ministra.


Já o governador Jaques Wagner lembrou na oportunidade que a festa é o terceiro tombamento nos sete anos de governo. "O primeiro foi a capoeira, o segundo os afoxés. É um reconhecimento à fé do povo baiano, porque quem constroi a festa é o povo, com sua caminhada, com sua devoção". A Festa do Senhor do Bonfim é realizada desde o ano de 1745, reunindo diversos movimentos culturais.

Clique aqui e veja fotos do evento.


Com informações da repórter Priscila Chammas

Publicada no dia 15 de janeiro de 2014, às 11h17

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp