Política

Rejeitadas: levantamento aponta prefeituras em debito com o TCM

Imagem Rejeitadas: levantamento aponta prefeituras em debito com o TCM
Das 15 contas analisadas, Gongogi teve 14 reprovadas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/12/2013, às 09h49   Redação Bocão News (twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Ranking elaborado pela coluna Satélite (Correio) sobre o quadro de finanças das 417 prefeituras baianas no Tribunal de Contas dos Municípios coloca Gongogi, no Sul do estado, como a grande campeã em desaprovação. Levando-se em conta os últimos 15 balanços anuais analisados pela Corte - entre 1998 e 2012 -, o município teve 14 contas reprovadas e uma, a de 2008, ainda não julgada.

No segundo lugar, com 13 reprovações, surge Araçás, Queimadas e Nilo Peçanha. Pedrão, com 12, ocupa a terceira colocação, seguida por Guaratinga (11) e Itabuna (10).

Já o ranking positivo aponta o nome de 36 prefeituras que não tiveram uma só reprovação do tribunal no período. Cidades mais conhecidas, como Dias D'Ávila, Guanambi, Brumado, Mucugê, Pojuca, Luis Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Catu e Santo Antonio de Jesus estão em dias, mesmo que a maior parte das aprovações se deu com ressalvas.

Em relação ao balanço de julgamentos do exercício de 2012 das 15 maiores cidades do interior do estado, nove delas tiveram as contas reprovados pelo TCM em julgamentos este ano: Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Simões filho, Eunápolis e Porto Seguro.

Outras três - Alagoinhas, Lauro de Freitas e Paulo Afonso - foram aprovadas pelo tribunal, mas com ressalvas. Duas prefeituras, a de Camaçari e a de Ilhéus, ainda não tiveram as finanças do ano passado analisadas pelo TCM.

Apesar das decisões contrárias do TCM, a maior parte dos municípios escapa de punições severas - como a suspensão de repasses de convênio federais - porque conseguem passar nas votações das Câmaras de Vereadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp