Política

Jorge Solla surge como mais um pré-candidato ao governo pelo PT

Imagem Jorge Solla surge como mais um pré-candidato ao governo pelo PT
Nome do secretário da Saúde é mais um cotado a substituir Jaques Wagner  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/11/2013, às 06h06   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O nome do secretário da saúde Jorge Solla surge como um possível sucessor do governador Jaques Wagner, em meio ao cenário de instabilidade dentro do próprio partido. Solla está snedo colocado ao lado de José Sérgio Gabrielli, Walter Pinheiro, Luiz Caetano e Rui Costa – este último é o suposto candidato do governador, segundo setores do PT. Em entrevista ao à jornalista Regina Bochicchio, do jornal A TARDE, o secretário comentou sobre sua posição no cenário sucessório. De acordo com Solla, de nada irá adiantar um candidato ter a hegemonia dentro do PT e não atender às expectativas dos aliados e da sociedade.

Confira parte da entrevista concedida à repórter Bochicchio no periódico:

Por que colocar no tabuleiro uma nova pré-candidatura do PT somente agora?

O que tem sucedido é a lembrança do nosso nome não só pelo partido dos trabalhadores como pelos partidos da base do governo que expressaram esse desejo, essa vontade, em atividades, solenidades – nenhuma delas convocada para essa finalidade. Então essa é, digamos assim, uma lembrança desse tempo em que eu estou na Secretaria de Saúde, período em que o governo tem feito mudanças profundas no estado da Bahia. O governador Wagner tem dado uma atenção à saúde: mais do que dobramos os recursos aplicados pelo governo na área de saúde.

Quem está colocando a sua candidatura?

Não sou eu que estou colocando. Sou militante do partido desde a sua construção, sempre estive à disposição para colaborar nesse projeto. Quem vai definir a candidatura para a sucessão é o governo Wagner, é o Partido dos Trabalhadores com o governador. Nós estamos à disposição para um projeto coletivo. Nunca tive projeto individual. Todos nossos esforços são para uma construção coletiva onde, se nosso nome for considerado um nome que nesse momento reúne melhores condições para o processo eleitoral, obviamente estará à disposição e será uma grande honra participar desse projeto colocando nossa tarefa de suceder o governador Wagner.

Como foi a conversa com o governador sobre a postulação do seu nome?

Já discutimos com o governador, temos conversado com vários segmentos do partido, lideranças que tem nos procurado. A receptividade por parte dele foi positiva na medida em que ele conhece a nossa trajetória. Ele não deixaria um secretário sete anos à frente de uma pasta que ele não confiasse. Acho que o nosso nome foi bem visto pelo governador como até agora não temos encontrado nenhuma liderança que tenha considerado que nosso nome não representaria bem o partido. O debate agora é para buscar qual o candidato que pode fazer melhor essa transição e a continuidade do projeto.

Mas o senhor está buscando de fato, viabilizar sua candidatura? De que forma?

Tem várias formas de viabilizar um projeto coletivo num cenário desse. Estar disponível é o ponto 1. Estar debatendo com companheiros é o ponto 2. E o ponto três, contribuindo para que o debate político não seja só escolha de nomes. E eu estou nesses três pontos, não tenha dúvida. Mas não estou abrindo comitê eleitoral, não estou chamando a assembleia de apoio à candidatura, nem estou contratando faixas.

O deputado federal Josias Gomes disse para A Tarde que é legítimo o senhor postular. Entretanto, afirmou que o prazo para isso já passou e há que se respeitar as regras do partido. O que o senhor tem a dizer sobre isto?

Até onde sei nunca houve nenhum regulamento para discutir a sucessão do governador Wagner, prazos ou processos... pelo contrário, né... não há o desejo do PT de fazer nenhum processo de prévias. Acredito que estamos tendo um processo amadurecido de debate que não é feito por voto e com certeza não será no formato de prévias – quando se estabelece prazos e inscrição de candidatos, regras eleitorais. É um processo diferente, não se aplica.
O debate que tem se dado no momento é: qual o nome que, nesse cenário atual, nessa conjuntura, reúne características que permitem fazer mais amplamente a continuidade desse projeto?

Oficialmente...

Se não tem nada sacramentado oficialmente o processo vivo continua, o debate continua.

Não só com o PT, claro...

Obviamente o consenso passa pelo conjunto das forças que estão na base do governo. E obviamente o PT e Wagner tem discutido com outros partidos da base. Passa pelos partidos e também pelos segmentos sociais. Afinal o processo eleitoral surge com candidatos que tem vínculos partidários, mas a sociedade é chamada a participar diretamente. E é ela que elege. (...) Em relação aos partidos, primeiro que você não vê ninguém mais questionar que o candidato seja do PT. Isso é uma posição interessante de ser identificada porque legitima o trabalho que o governador Wagner tem capitaneado. E o PT é realmente o maior partido e é quem tem dado a direção desse processo. Por isso é importante que o nome que o PT venha a escolher seja um candidato que tenha uma receptividade no conjunto das forças políticas da base do governo. Não adianta ser um nome, digamos assim, que tenha até hegemonia dentro do partido, mas tenha dificuldades e resistência com outras forças políticas.

Setores do PT dizem que a colocação de seu nome está sendo usada por outros partidos para prejudicar o próprio PT...

Na minha opinião, isso não tem sustentação até porque esse debate tem sido colocado por pessoas do PT, o nosso nome também tem sido colocado por partidos que pensam em dar continuidade a esse projeto político. Então, nem eles nem tampouco eu iria participar de uma discussão se não tivesse a viabilidade de fortalecer esse projeto. Eu falei: eu não entro em projeto individual, não estou em campanha – pra deixar bem claro – e não há a menor possibilidade de o nosso nome vir a ser utilizado para fazer qualquer processo que dificulte esse projeto político.


Publicada no dia 10 de novembro de 2013, às 10h58

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp