Política

Novos partidos movimentam a política da Bahia

Imagem Novos partidos movimentam a política da Bahia
Marcos Medrado (SDD) e Maurício Trindade (Pros) representam as legendas na Bahia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/09/2013, às 09h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Partido Solidariedade (SDD). Essas são recém-criadas legendas que movimentam a política baiana e brasileira nos útlimos dias. Identifacadas pelos númeos 90 e 77 - respectivamente - Pros e SDD buscam consolidar no cenário baiano as bancadas na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa e, também, na Câmara de Salvador.

A expectativa dos deputados federais Maurício Trindade (Pros) e Marcos Medrado (SDD), dirigentes baianos das legendas, é que as siglas sejam consideradas de porte médio, com número significativo de representantes nas três instâncias de Legislativo e ainda no Executivo.

Primeiro a ser aprovado na sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Pros terá como presidente na Bahia o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, o deputado federal licenciado Maurício Trindade. “O diretório nacional estabeleceu que os deputados federais presidirão os partidos nos seus respectivos estados e, por isso, eu vou ficar na presidência”, relatou Trindade para a Tribuna.

Ao assumir a presidência do Pros, no entanto, o secretário cria um imbróglio na prefeitura. De acordo com o decreto do prefeito ACM Neto (DEM), titulares de secretarias não devem ser dirigentes partidários. “O prefeito vai saber como contornar a situação. Ele entende que é importante o partido sob o nosso comando”, avaliou.

Segundo ele, com a independência em cada unidade da federação, o Pros da Bahia fará parte da esfera de influência do grupo do atual prefeito da capital baiana e, no plano nacional, ainda não há um martelo batido. “Conversamos com a ministra Ideli (Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais) e vamos agendar uma reunião com a presidente Dilma (Rousseff) para definir a posição”, completou o antigo filiado ao PR.

Se o Pros ainda tem o posicionamento indefinido no plano nacional, o Solidariedade caminha para aproximação com o principal oposicionista a Dilma, senador Aécio Neves (PSDB). Medrado, todavia, prefere cautela. “Vou fazer as andanças, conversando com as pessoas, e até o sábado teremos novidades. Por enquanto, posso antecipar que somos 20 deputados federais e que devemos começar com 30”, assegura Medrado.

Com pouco mais de uma semana para filiar eventuais candidatos em 2014, tanto o Pros quanto o Solidariedade correm contra o tempo para garantir bons nomes nas urnas. As negociações andam sob sigilo e ninguém antecipa os futuros filiados, aguardam apenas a definição para divulgação.
Enquanto no Pros o único deputado federal a migrar será o próprio Trindade, o Solidariedade já contabiliza outros dois nomes além de Medrado, Luiz Argolo (ex-PP) e Arthur Maia (ex-PMDB). Já na esfera estadual, contudo, o silêncio é preponderante nos dois casos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp