Política

Serra enamora MD para ser candidato

Imagem Serra enamora MD para ser candidato
Derrotado no ninho tucano, resta ao ex-prefeito de SP, a mudança  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/07/2013, às 13h00   Redação Bocão News (twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

José Serra parece decidido a deixar o ninho tucano. Na condição de um dos mais antigos coordenadores do PSDB, o ex-prefeito de São Paulo não consegue reunir a força necessária para derrotar internamente o senador Aécio Neves.

A consolidação da candidatura de Neves à presidência em 2014 tira o ex-prefeito de São Paulo da jogada. Ao menos, dentro do partido em que fez história. Diante disso, Serra não esconde o flerte com Roberto Freire, presidente do PPS que trabalha pela criação do Mobilização Democrática (MD).

De acordo com a colunista da Folha de São Paulo, Vera Magalhães, o ex-governador de SP se mostrou entusiasmada com uma pesquisa divulgada no Paraná em que aparece empatado com Marina Silva (Rede) em segundo lugar, com desempenho melhor que o de Aécio Neves (PSDB).

Conforme o publicado pela colunista do impresso paulista, na conversa com Freire, Serra repisou a tese de que a oposição se beneficiará de um número maior de candidatos, e demonstrou consciência de que não teria espaço para disputar a Presidência pelo PSDB.

A iniciativa, contudo, parece fora de hora. Isso porque, em tese, os partidos de oposição tais como o PPS – que pode virar MD, ainda não virou – aguardam ansiosos a movimentação de legendas da base governista. Na avaliação de quadros destas siglas, seria melhor sair com Eduardo Campos (PSB) que com uma candidatura própria, por exemplo.

A saída de Serra do PSDB também não acontecerá neste momento. Caso venha a ocorrer, a expectativa é que deixe para última hora, ou seja, em setembro. Na boca do limite permitido pela lei eleitoral para migrações.

Neste cenário é preciso que o MD consiga aquilo que projetou. Nascer com musculatura para bancar uma candidatura à presidência. A colunista da Folha, no entanto, joga um balde de água fria nos interessados. Ela conseguiu apurar que dos 25 deputados federais esperados, a nova associação deve contar com apenas quatro.

*Nota publicada às 10h22


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp