Política

Com contas de 2009 rejeitadas, João Henrique está inelegível por oito anos

Imagem Com contas de 2009 rejeitadas, João Henrique está inelegível por oito anos
Vereadores "destruíram" sonho do pepista de se candidatar a governador em 2014   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/12/2012, às 17h40   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

Aconteceu. As contas de 2009 do prefeito de Salvador, João Henrique (PP), foram rejeitadas na madrugada desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Salvador.

Após passarem a tarde de quarta-feira (12) e a madrugada desta quinta fazendo aprovações - Reforma Administrativa do prefeito eleito, ACM Neto (DEM), um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU),  alterações na Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município
(Louos) e a renovação da concessão do Aeroclube-, os vereadores rejeitaram as contas do pepista. 

Com voto secreto, 15 vereadores votaram pela reprovação e 25 pela aprovação das contas de João Henrique. Somente o vereador Gilberto José (PDT) não participou da votação, saindo antes do início da sessão.


Seguindo os pareceres prévios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e da Comissão de Finanças da Câmara,  a decisão torna o atual gestor da capital baiana inelegível por oito anos. Para tornar realidade o seu sonho de ser governador em 2014, o prefeito precisava que 28 votos fossem a favor da aprovação das suas contas.

Edis da base de João Henrique tentaram impugnar a rejeicão, alegando que os vereadores do PT tiraram fotos das cédulas de votação, o que teria comprometido o processo que é sigiloso, entretanto a decisão foi mantida pelo presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB).

As contas de 2010 também estavam na pauta, mas por falta de quórum - a bancada governista deixou a Casa após a rejeição das contas do prefeito-, a sessão caiu e as contas não foram apreciadas, mas devem entrar na pauta na próxima segunda-feira (17).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp