Política

Justiça proíbe divulgação de pesquisas com suspeitas de fraude em Candeias

Imagem Justiça proíbe divulgação de pesquisas com suspeitas de fraude em Candeias
Foram encontrados indícios de fraudes nos levantamentos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/09/2012, às 19h31   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça Eleitoral de Candeias proibiu na manhã desta sexta (28), que os candidatos divulguem os resultados das pesquisas eleitorais do Instituto de Desenvolvimento da Educação e da Saúde Pública (Idesp) e Dataqualy, por indícios de fraudes em ambos levantamentos.

No caso da Idesp, a juíza entendeu que é, no mínimo, “estranho que ele realize atividades políticas”, uma vez que o instituto,desenvolve apenas atividades de prestação de serviços de assistência social.

A contratação do Idesp partiu da rádio Baiana FM, de propriedade do candidato a vice prefeito da chapa de Tonha, Carlos Alberto, o que, de acordo com  juíza, também se configura como suspeito.

Já a Dataqualy, havia registrado uma primeira pesquisa no dia 23 de setembro. Depois, retirou a amostragem do ar e realizou modificações
nos dados inicialmente cadastrados, como data da coleta dos números e quantidade de entrevistados.

Além desses indícios suspeitos, o Idesp e a Dataqualy também não especificaram uma série de informações fundamentais para a pesquisa.

Não foram detalhados ainda: o percentual de entrevistado de cada sexo, faixa etária e graus de escolaridade.  A ausência dessas
informações, detalha a juíza, “resulta em insegurança aos partidos, coligações e candidatos que concorrem nas eleições municipais”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp