Política

Eleições 2012: Alice e Leão negam recuo

Publicado em 27/12/2011, às 15h04   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em entrevista concedida ao jornal Tribuna da Bahia, os pré-candidatos Alice Portugal (PCdoB) e João Leão (PP) ratificaram que permanecerão firmes com o projeto de concorrerem ao maior cargo do município.

Pelo menos esse é o recado dos comunistas e progressistas que, em resposta à declaração do ministro do Denvolvimento Agrário, Afonso Florence (PT). O titular do governo Dilma disse  acreditar que os partidos desistam das postulações em prol do deputado federal Nelson Pelegrino, que tentará pela quarta vez a cadeira do Palácio Thomé de Souza.


“Eu não vou recuar porque nós precisamos construir um clima de alternância e análise sobre a cidade. O PCdoB tem 90 anos e se a gente não se coloca, a gente fica sem face. Mesmo sabendo das dificuldades financeiras e que não temos grande estrutura a gente quer seguir. Precisamos mostrar nossa face para Salvador”, enfatizou a deputada federal  Alice Portugal, indicada pelo PCdoB para disputar a prefeitura.

E não é a primeira vez que Alice reforça
sua vontade de chegar ao Palácio.  Durante a convenção do PCdoB, a deputada  foi escolhida para encerrar a abertura da convenção. Ao se dirigir ao presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima, ela começou o discurso com uma “cutuca” endereçada aos companheiros da estrela vermelha. “O lugar do PMDB está preservado em qualquer mesa do PCdoB porque nós sabemos estender a mão para aqueles que estiveram conosco em momentos de dificuldade”.

Mas, como não podia ser diferente, a deputada também reverenciou Orlando Silva e destacou as conquistas do PCdoB ao longo dos 89 anos de história. Logo em seguida, ela usou o exemplo de um estado vizinho para mostrar que é preciso flexibilizar a relação entre aliados políticos. “Em Sergipe, Marcelo Déda, do PT, era prefeito de Aracaju e Edvaldo Nogueira, do PCdoB, era vice. Déda saiu para disputar o governo do estado e Nogueira tentou a prefeitura. Os dois foram eleitos e hoje Sergipe cresce a cada dia e Aracaju está um brinco. Por isso, é preciso pensar na alternância nas três principais cidades da Bahia. Já fui vice de Nelson e porque ele não pode ser vice do PCdoB agora?”
Por fim, Alice Portugal conclamou a militância para a “guerra” que se aproxima. “Está na hora do nosso partido pensar em ser grande, mas sem abrir mão das suas raízes. Vamos ter coragem e fortalecer o PCdoB para fortalecer o Brasil”.



Demonstrando confiança, João Leão disse à Tribuna que sua pré-candidatura não deve traduzir impasses, nem conflitos com a base do governo e com o PT. O secretário da Casa Civil ironizou a afirmação do ministro Florence e além de reforçar que não pretende recuar lançou novamente o desafio: “Já que é assim então ele vai me apoiar.

"Eu concordo com ele e, inclusive, proponho a todos, até mesmo a deputada Alice que aquele que tiver mais forte até o período das convenções todos se aliarão em torno dele. Vamos fazer como a oposição propôs fazer de lançar aquele que tiver mais forte depois do carnaval. Só que proponho isso pra já”, provocou.

Segundo ele, sua pré-candidatura “é tão para valer” que ele convidou Pelegrino a participar do “jogo pra ver quem será o mais forte até lá e consequentemente o escolhido pelo governador Jaques Wagner”.

Esta vontade de Leão de chegar ao Thomé de Souza foi reafirmada, com exclusividade, durante entrevista, na véspera do Natal, ao Bocão News. O que antes era apenas como um nome ventilado entre os pré-candidatos à Prefeitura de Salvador nas próximas eleições, o chefe da Casa Civil, João Leão, soltou o verbo e confirmou: "Sou pré-candidato sim e vou concorrer à Prefeitura igual ao Neto, Pelegrino, Alice, Kértezs e os demais".

E assim a disputa pelas eleições começam a esquentar já que, 2012 chegou para os pré-candidatos. E neste clima de disputa, resta saber se haverá cadeira para todos ou se elas já estão contadas, ou melhor, cotadas.


Foto/montagem: Bocão News
Nota publicada às 10h40

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp