Política

PSD chega mudando tudo na Assembleia

Imagem PSD chega mudando tudo na Assembleia
Partido mexe com a representação nas comissões. PTdoB perde as duas deputadas eleitas pela legenda  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/10/2011, às 16h37   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A semana na Assembleia Legislativa começa sem muita perspectiva de votações importantes. O clima no Palácio Luís Eduardo Magalhães não anda propenso ao embate de ideias. Principalmente depois do anúncio de que cortes nas verbas indenizatórias e auxílio combustível podem ser adotadas como forma de melhorar a saúde financeira da Casa.

Outra razão que mexe com a rotina da Assembleia é a formação do novo partido. O vice-presidente do PSD na Bahia, deputado estadual Gildásio Penedo afirmou à reportagem do Bocão News que vai dar entrada ainda nesta segunda-feira (3) em um requerimento para dissolver as comissões existentes.

O regimento interno prevê que no caso de criação de novo bloco partidário as vagas nas comissões especiais e temáticas sejam redistribuídas. Isso porque a quantidade de assentos é proporcional ao número de deputados da bancada.

O PMDB é o partido que perde o maior número  de representantes, são três (Alan Sanches, Ivana Bastos e Temóteo Brito).
Duas legendas perdem dois representantes para a nova sigla comanda pelo vice-governador Otto Alencar. O PSC, que tinha cinco parlamentares, agora fica dois. Saíram Ângela Souza e Carlos Ubaldino.

Já o PTdoB elegeu apenas duas deputadas na atual legislatura – Maria Luiza Laudano e Ângela Souza – a dupla está a caminho do PSD. Portanto, o partido ficou sem representatividade na Assembleia Legislativa.

DEM, PRP e PP perderam um deputado cada. Gildásio Penedo, Adolfo Menezes e Ângelo Coronel, respectivamente.

Ainda não foi feita a conta para saber qual o espaço ocupado por cada uma dessas legendas. Tanto as que perderam parlamentares quanto a que ganhou. De acordo com o presidente Marcelo Nilo (PDT), as comissões serão dissolvidas assim que o requerimento chegar, como determina o regimento.

Três dias é o prazo estipulado para que os partidos indiquem os novos representantes e tudo volte ao normal.

Suplementação

Os parlamentares não falam abertamente em pressionar o governador Jaques Wagner, mas podem fazê-lo caso a ajuda financeira não saia em pouco tempo. O gestor sinalizou que vai pensar, mas até o momento,  não houve nenhuma reposta oficial.

O Legislativo precisa de algo em torno de R$ 20 milhões para fechar o ano sem prejuízo. A suplementação vem sendo solicitada e atendida todos os anos.

Na primeira quinzena de outubro estão previstas para serem votadas cerca de 50 matérias entre declarações de utilidade pública, títulos de cidadão baiano, concessão de comendas e projetos de Lei. Tudo deve esperar até que as comissões sejam restabelecidas e depois que os custos não sejam cortados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp