Política

Nova denúncia contra Temer acirra disputas por cargos

Reprodução
Presidente precisou se envolver com os casos mais sensíveis  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/09/2017, às 06h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O que já estava sendo ensaiado iniciou-se esta semana entre a Câmara dos Deputados e o Palácio do Planalto. Com a chegada da nova denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Casa, a disputa por cargos está acirrada. Com isso, o peemedebista precisou se envolver com os casos mais sensíveis.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, O ex-deputado Valdemar Costa Neto (SP), cacique do PR e condenado no mensalão, disse a Temer que o partido acha pouco o Ministério dos Transportes e quer a Secretaria de Portos também. Para atendê-lo, o presidente teria que desalojar um apadrinhado do senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), coisa que Temer prefere evitar.

O governo definiu que cargos do segundo escalão serão negociados diretamente com as bancadas dos partidos. O PP, que estava irrequieto, deu sinais de que ficou saciado com a superintendência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Votação

Aliados de Temer disseram a políticos e investidores que ainda não definiram uma estratégia para a votação da segunda denúncia por motivo pragmático. O tempo, dizem, agora conta a favor do presidente. Segundo eles, não faria sentido afastar o peemedebista para promover uma eleição indireta em março ou abril de 2018, em meio aos preparativos para o pleito regular em outubro.

Quem vê essa narrativa com desconfiança cita apenas um nome para justificar a cautela: Geddel Vieira Lima, o ex-ministro que está preso em Brasília e poderia complicar a situação de Temer se decidisse colaborar com o Ministério Público.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp