Política

Estação do Metrô no Aeroporto de Salvador poderá receber nome de Antônio Conselheiro

Imagem Estação do Metrô no Aeroporto de Salvador poderá receber nome de Antônio Conselheiro
Sugestão da homenagem ao líder religioso é do deputado petista Rosemberg Pinto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/09/2017, às 17h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei sugerido ao governador Rui Costa (PT) que batize a estação metroviária do Aeroporto Internacional de Salvador com o nome de Estação Antônio Conselheiro, um dos líderes da Guerra de Canudos. Em 2017, faz 120 anos que a guerra terminou.

“Em 2017, nomear a Estação do Metrô no Aeroporto como Estação Antônio Conselheiro, associada a um memorial Antônio Conselheiro no mesmo local é, sobretudo, fazer uma reparação histórica, visto que não há na Bahia nenhum monumento nem logradouro com essa justa denominação”, aponta o deputado.

“A Estação Antônio Conselheiro seria efetivamente um belo cartão de visitas em um dos mais movimentados portais de acesso a Bahia”, justifica o petista.

Nascido em Quixeramobim, no Ceará, Conselheiro fundou em 1893, no sertão da Bahia, o povoado de Belo Monte com terra coletiva para seus seguidores. Antes de chegar ao sertão baiano, o líder religioso peregrinou durante 20 anos pelo interior do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Antonio Conselheiro morreu em 22 de setembro e a resistência canudense durou até 5 de outubro de 1897, quando houve o encerramento das operações militares do governo da época.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags