Política

Lula "inicia campanha" na Bahia com discurso para motivar militância

Publicado em 18/08/2017, às 13h13   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de deixar claro em Salvador na noite desta quinta-feira (18) que a “Caravana Lula pelo Brasil” não é um início de campanha eleitoral, o ex-presidente Lula fez um discurso na Arena Fonte Nova, visando às eleições de 2018, criticando os principais possíveis adversários, à gestão presidencial vigente e com um tom motivador para os militantes e simpatizantes petistas presentes. 
A mensagem transmitida tentou mostrar que o “eterno presidente” como foi chamado por alguns no local, está com vigor e disposição para enfrentar a disputa em 2018, apesar das denúncias no âmbito da Operação Lava Jato. E que ele volta muito mais fortalecido. A mensagem ficou clara desde a faixa erguida na entrada do estádio escrito “O Brasil precisa de Lula. O Lula precisa da gente”, como uma espécie de “chamamento”, à música “Maior”, de Milton Nascimento, entoada na Arena, cujo trecho diz “Eu sou maior do que era antes. Estou melhor do que era ontem”. Ambas mensagens levam nas entrelinhas a ideia que o presidente está fortalecido, porém, precisa do povo, sobretudo o Nordestino, para retomar o poder.  
É a primeira aparição de Lula na Bahia, seu principal reduto eleitoral, após a condenação do juiz Sérgio Moro à 9 anos de prisão, envolvendo o tríplex de Guarujá. A palestra na Arena foi, em tese, para lançar o livro “Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula”, escrito por 126 juristas e advogados. No entanto, à fala do ex-presidente e pré-candidato a eleição presidencial, foi dedicada muito mais ás questões políticas. “Estou perto de completar 72 anos e com vontade de lutar como se tivesse 30”, pontuou, ao ser aplaudido pelos presentes. Lula completou. “Se preparem, pois vocês vão pagar com a mesma moeda o que vocês fizeram com a democracia, e não vamos usar a violência. Em 2018, vamos colocar um candidato democrático”, completou dando um recado para os que apoiaram o que os adeptos de Dilma chamam de golpe, com o impeachment da presidente. “O PT sabe governar esse país mais que a elite”, finalizou. 
O petista também ressaltou que quer andar pelo Brasil para ouvir o povo e que irá ouvir mais e falar menos nessa caravana. Lula criticou ainda à gestão do presidente Temer. “Se o país está em crise e um governante não ter a competência de tirá-lo e começa a vender o patrimônio do país, ele tem que se desculpar e se retirar”, disse em referência à Michel Temer. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp