Política

Em nota, SSP rebate críticas de Neto: maneira fácil de fugir da responsabilidade

Publicado em 16/08/2017, às 13h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após o prefeito ACM Neto criticar a segurança pública da Bahia e até pedir as demissões do secretário Maurício Barbosa e do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, a assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) emitiu nota rebatendo as declarações.
No texto, a pasta destaca o trabalho que vem sendo feito pela polícia baiana, responsável por prisões de criminosos e apreensões de drogas e armas, e afirma que a declaração é a "uma maneira fácil de fugir das respectivas responsabilidades". Em evento no Bom Juá, na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito de Salvador não poupou críticas ao setor.
Leia a nota na íntegra:  
"A Secretaria da Segurança Pública ressalta que o trabalho da polícia baiana é diário e se reflete nos números de produtividade. No primeiro semestre, na Bahia, foram pouco mais de 10 mil criminosos presos (média de 56 por dia) e aproximadamente seis toneladas de drogas (maconha, cocaína e crack) apreendidas, mostrando nosso empenho no combate ao tráfico de drogas. Pelo segundo ano consecutivo estamos com redução de roubos a bancos, esforço reconhecido pelas próprias instituições financeiras.
Saímos de um orçamento, em 2006, de R$1,54 bilhão para Segurança Pública, para R$ 5,1 bilhões no ano passado. Isso representa um aumento de 231,8% nos investimentos nesta área, mostrando a prioridade do Governo do Estado em proteger os baianos.
Foram mais de 17 mil policiais contratados de 2007 a 2016, inclusive, recentemente, realizamos provas de um novo concurso da Polícia Militar. Com relação às estruturas, entre 2015 e o primeiro semestre deste ano foram inauguradas novas unidades policiais em Uruçuca, Iguaí, Bonito, Capim Grosso, Buritirama, Bom Jesus da Lapa, Itapé, Maraú, Serrinha, Juazeiro, Salinas da Margarida, Itapetinga, Praia do Forte, Cajazeiras, Porto Seguro, Alagoinhas, Paulo Afonso, Casa Nova e Barreiras. Semana que vem será inaugurado o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Itaberaba. Nunca se investiu tanto em Segurança.
O que é importante enfatizar é que Segurança Pública depende também de ações nas áreas de Educação, Emprego, Iluminação Pública, e, principalmente de políticas sociais voltadas para as crianças, adolescentes e moradores de rua, na sua grande maioria usuários de drogas. Importante que os municípios contribuam também com isso e não coloquem no 'colo' da polícia a única e exclusiva responsabilidade pelo combate a violência. É uma maneira fácil de fugir das respectivas responsabilidades. 
Por fim a SSP destaca que o trabalho seguirá sendo feito com muito empenho pelos policiais Militares, Civis, Técnicos e pelo Corpo de Bombeiros. A população sabe que pode confiar no trabalho das forças de segurança".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp