Política

Bendine atuou para evitar delações, diz trecho do acordo da Odebrecht

Publicado em 02/08/2017, às 16h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Fernando Reis afirmou em um trecho do acordo de leniência firmado pela Odebrecht e anexado aos autos da Operação Cobra, que Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, teve um encontro com ele e Marcelo Odebrecht para discutir formas de ajudar as empreiteiras e evitar delações. A informação é do site O Antagonista.

Segundo Reis, durante a reunião em janeiro de 2015, antes que a Lava Jato chegasse à Odebrecht, Bendine disse que "coordenaria soluções junto ao setor financeiro, dizendo que tranquilizaria os bancos que o Banco do Brasil sairia na frente dando o apoio".

O medo era que a Lava Jato produzisse uma crise de liquidez generalizada, provocando um rombo de R$ 200 bilhões. Reis disse que ficou claro que o governo também temia as colaborações. "Temor este que alimentou este encontro para discutir os efeitos da Lava Jato e possíveis sugestões para evitar delações".

Ele contou que "foram discutidas questões como a descaracterização do conceito de grupo econômico, garantia de liquidez das empresas, com a liberação de financiamentos pendentes e pagamentos de faturas retidas na Petrobras, levantamento do bloqueio cautelar de empresas na Petrobras, entre outras coisas que reduziriam a pressão sobre as empresas e, consequentemente, sobre seus executivos e acionistas presos, com provável efeito de desestimular novas delações premiadas", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp