Política

Lula defende criação de fundo para financiamento de campanhas

Publicado em 24/07/2017, às 14h16   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (24) que é necessário criar um fundo de financiamento de campanhas eleitorais e que a palavra "propina" foi inventada por empresários ou pelo Ministério Público "para tentarem culpar os políticos".

Em entrevista à rádio Tiradentes, do Amazonas, o petista afirmou que, "se os políticos não tiverem coragem de mudar a legislação eleitoral, de criar um fundo de financiamento de campanha para que não fiquem mais dependentes de empresário, o Brasil não vai ter jeito".

"A palavra propina foi inventada pelos empresários para tentarem culpar os políticos. Ou pelo Ministério Público. Por tudo o que leio na imprensa, todas as campanhas do Brasil sempre foram feitas assim", disse.

"Os empresários sempre deram dinheiro para campanha. Não conheço político em Manaus que vendeu a casa dele para ser candidato. Não conheço um político em São Paulo que vendeu a casa, o carro para ser candidato. Todos eles pedem dinheiro a empresário. (...) A diferença é que agora eles transformaram as doações em propinas. Então ficou tudo criminoso", declarou o ex-presidente.

Lula disse ainda que as denúncias de que vem sendo alvo são uma tentativa de lhe prejudicar politicamente. "Eu quero que provem. Quem disser que eu roubei uma caneta bic, botem pelo menos a tampa da caneta bic. O que não pode é ficar com ilações na tentativa de me prejudicar politicamente", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp