Política

Mendonça Filho, ministro de Temer, diz que deputados do PSB tendem ir para o DEM

Publicado em 20/07/2017, às 16h53   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Educação, José Mendonça Filho (DEM), avalia que os dissidentes do PSB devem engrossar as fileiras do Democratas ou de outro partido a ser fundado. Chefe da pasta com maior orçamento no governo federal, Mendoncinha (como é conhecido no meio político), não comentou nada sobre o jantar com o presidente Michel Temer (PMDB) realizado na última quarta-feira (19), em Brasília, que contou com a presença do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).

O jantar foi servido a pedido de Temer para tentar dirimir os atritos provocados pelas ofensivas dele próprio sobre os deputados federais do PSB após a divulgação de que eles poderiam migrar para o DEM. Rodrigo Maia, presidente da Câmara e primeiro na linha sucessória, estaria na articulação. O presidente busca aparar as arestas resultantes da articulação política feita com os socialistas em detrimento dos Democratas.

Para Mendonça Filho, a ofensiva de Temer não mexe no tabuleiro. “As conversas com o democratas (dos deputados federais do PSB) já é antiga, antiga quer dizer alguns meses. A opção e decisão não estão sob a minha orientação ou controle, mas o sentimento é de que está muito mais próximo de uma definição sobre uma nova força política seja com a refundação de um partido ou no mesmo Democratas. A grande maioria deve se inclinar pelo DEM nos próximos dias”, disse, nesta quinta-feira (20), em Salvador, durante o evento na LIvraria Cultura para falar sobre o novo Ensino Médio. 

Em Brasília comenta-se que serão 14 parlamentares do PSB migrariam para o DEM. Ao BNews a informação passada por fontes do PSB é de que serão sete ou oito. Nas contas do prefeito ACM Neto é número é 11. Contudo, diante uma debandada pode de fato provocar o efeito de levar outros. O número 14 é o mesmo de deputados federais que votaram a favor da reforma trabalhista na Câmara contrariando a decisão partidária que fechou questão e prometeu sanção para aqueles que não votassem contra a proposta do governo.

Questionado sobre a eventual mudança de direcionamento do DEM, o ministro analisou como pouco provável. De acordo com ele, o partido mantém uma linha de centro “com conceitos de liberdade e democracia. O Democratas é um partido liberal democrata que acentua um sentido expressivo de valor as liberdades individuais e princípio que signifiquem criação de oportunidade para geração de riquezas”.

No que se refere a uma saída do DEM do governo e a entrega de cargos, Mendonça diz que nunca conversou sobre isso e que esta agenda não está na pauta. “Não tenho nenhum comentário sobre isso. É absolutamente novo para mim. Estou dedicado ao trabalho de ministro da Educação”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp