Política

Rui Costa nega boicote ao jornal Correio

Publicado em 19/07/2017, às 11h03   Guilherme Reis e Cíntia Kelly


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa disse desconhecer a nota da Associação Nacional de Jornais (ANJ) em repudio ao boicote na destinação dos investimentos publicitários governamentais ao jornal Correio, líder em circulação, segundo dados do  Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

“Não vi a nota e não conheço corte de veículos aqui. Todos têm anuncio, sem exceção, da administração direta e da indireta, como Embasa, Cerb, Conder. Os editais são publicados em todos os veículos. Os anúncios também são feitos em todos”, disse, durante requalificação da Ladeira de Santana.

Leia abaixo a nota da ANJ

NOTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), que reúne os mais importantes jornais do país, manifesta o seu repúdio contra a discriminação imposta pelo Governo da Bahia ao jornal Correio na destinação dos investimentos publicitários governamentais. Desde o ano passado, foi reduzida drasticamente a publicidade do governo do estado no jornal em comparação com outros veículos de comunicação de menor alcance e audiência.

O Instituto Verificador de Circulação, a mais reconhecida e tradicional instituição do mercado na auditoria de circulação, atesta o Correio como o jornal de maior circulação do estado da Bahia. A pesquisa Marplan, realizada pelo Instituto Ipsos, mostra o Correio como o jornal mais lido de toda a região metropolitana de Salvador.

Mas, apesar da grande circulação e da ampla audiência do Correio, o governo do estado tem preferido discriminar o jornal, evidentemente em função de sua linha editorial. Ao deixar de veicular publicidade no maior veículo impresso da Bahia, o governo nega à população o direito de pleno acesso a informações de seu interesse e não faz uso racional e republicano dos recursos públicos que arrecada.

A ANJ vem a público denunciar essa discriminação em defesa do Correio e da liberdade de imprensa, da correta utilização dos recursos públicos e do direito da população baiana de ser livremente informada. Em lugar de uma censura indireta a um jornal que faz jornalismo responsável, em benefício dos cidadãos, o Governo da Bahia deve utilizar critérios técnicos na destinação dos recursos que arrecada do contribuinte.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS (ANJ)

Brasília, 18 de julho de 2017.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp