Política

Tratativas internas esboçam mudanças iniciais no secretariado de Rui

Publicado em 18/07/2017, às 22h10   Luiz Fernando Lima e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Muitas dúvidas cercam a futura reforma administrativa do governador Rui Costa (PT), confirmada por ele na última segunda-feira (18). Na bolsa das apostas dos bastidores políticos as especulações versam sobre quem efetivamente sai e quem fica. Informações apuradas pelo BNews sobre o assunto, começam a guiar os caminhos aos quais o petista poderá trilhar.

Por exemplo, a saída de Geraldo Reis da secretaria de Meio Ambiente, que assumiu em janeiro deste ano, é tida como certa, como também a tão especulada saída de Jorge Portugal da secretaria da Cultura. Seu lugar deverá ser ocupado por Arany Santana.

A secretaria de Relações Institucionais, sempre posta à baila por políticos, principalmente os deputados estaduais, não deve ter mudanças. O deputado federal licenciado Josias Gomes, cuja exoneração sempre é cravada por aliados do governador, ainda continua nas articulações políticas, o que não faria Rui mexer em Jaques Wagner na secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Outra pasta confirmada para mudança é a da Educação. O senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido) já confirmou que voltará ao Senado Federal, provavelmente em novembro, para reassumir seu mandato e deixa a cadeira da secretaria vaga, cujo sucessor ainda não foi especulado. Consequentemente, Roberto Muniz (PP) volta à suplência.

A dança das cadeiras tende a esquentar nos próximos meses, principalmente com a possibilidade das arrumações partidárias de olho em 2018.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags