Política

Movimento estimula alunos a boicotarem Prova Brasil em Salvador, diz colunista

Publicado em 15/07/2017, às 10h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura detectou um movimento articulado por sindicalistas para estimular alunos da rede municipal de ensino a boicotarem a Prova Brasil deste ano, que será aplicada em 23 de outubro. De acordo com a coluna Satélite, para integrantes do núcleo político do Palácio Thomé de Souza, a ação tem como objetivo provocar a queda de Salvador no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com divulgação prevista para 2018, em meio à corrida eleitoral. 

São as notas dos estudantes no exame que definem a posição de cada cidade. As suspeitas surgiram depois que técnicos da Secretaria de Educação de Salvador descobriram, através de buscas nas redes sociais, a origem da ofensiva: militantes de sindicatos ligados a partidos de oposição ao prefeito ACM Neto (DEM). Em especial, membros da APLB,  entidade que representa os professores e é historicamente controlada pelo PCdoB.

No último ranking, referente a 2015, Salvador obteve o maior crescimento entre as capitais. Saltou do fim da fila para a 17ª colocação no Ideb, com 4,7 pontos, nota superior à meta prevista pela prefeitura. O resultado, divulgado durante a disputa do ano passado, foi amplamente usado pela campanha de ACM Neto. Por consequência, um mau desempenho serviria de munição no palanque adversário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp