Política

Elmar cobra do MPF investigação sobre dinheiro de propina de estaleiro ao PT

Publicado em 28/06/2017, às 16h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Elmar Nascimento (DEM) cobrou nesta quarta-feira (28), do Ministério Público Federal (MPF) investigação sobre o recebimento de propina do Partido dos Trabalhadores (PT)  no valor de R$ 252 milhões em propinas de estaleiro na Bahia.Conforme o MPF, o esquema montado pelos investigados na Lava Jato sobre os contratos do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, levou cerca de R$ 252 milhões em propinas. "Precisamos saber se esse dinheiro da propina do estaleiro ajudou a financiar o PT baiano e eleger Rui Costa. O Ministério Público da Bahia tem que investigar", disse o deputado.
Às denúncias envolvem o ex-ministro Antônio Palocci Filho, condenado a 12 anos de reclusão pelo juiz Sergio Moro, por lavagem de dinheiro e corrupção. Segundo o deputado, o pagamento de propina era feito pelo grupo Odebrecht através dos contratos da empresa Sete Brasil, criada em 2010 aparentemente com o objetivo de construir sondas de perfuração, que seriam usadas na exploração do pré-sal pela Petrobras, através de contrato de aluguel. Em 2016 a empresa foi alvo de denúncia do Ministério Público sob a conclusão de que a empresa teria sido criada “a partir de projeto idealizado e coordenado por Pedro Barusco, João Carlos Ferraz e João Vaccari (ex-tesoureiro do PT) (...) para expandir o esquema de corrupção”
Para Elmar Nascimento, os contratos do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, garantiram um esquema milionário para o Partido dos Trabalhadores (PT).  A sentença nesta segunda-feira (26) revela ainda que a Sete Brasil ganhou a licitação e negociou seis sondas para o Estaleiro de Paraguaçu - do qual fazia parte o grupo Odebrecht - por valor superior a 28 bilhões, sendo que 0,9% desse valor seria pago de propina. 
O deputado afirmou ainda que causa estranhamento é o PT ter levado toda essa bolada oriunda de contratos de estaleiro na Bahia com o apoio do governo do estado sem que os “aliados” do partido no estado soubessem de tal façanha.
Notícias Relacionadas: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp