Política

Parceria da UPB e PM visa implementar escolas militares no interior

Publicado em 27/06/2017, às 17h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) Eures Ribeiro se reuniu, nesta terça-feira (27), com o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, para discutir a implementação das escolas militares no interior baiano.

A parceria entre os municípios da Bahia e a Polícia Militar para estabelecer o modelo de ensino proposto pelas escolas militares foi o destaque do encontro realizado na sede da Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com o presidente da UPB, o custo benefício para as prefeituras é interessante, pois se trata de uma gestão pedagógica diferente da aplicada na rede ensino estadual convencional.
“A estratégia é também diminuir o índice de violência nas escolas e nos municípios. O processo de educação é a base para isso”, defendeu Eures Ribeiro.
A qualidade do modelo de ensino proposto pelo Colégio da Polícia Militar é reconhecida pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avaliou as unidades que o utilizam estão entre as melhores instituições de ensino da rede pública na Bahia. Os indicadores de rendimentos dos alunos são melhores quando comparados a algumas escolas da rede privada. 
A Tecnologia Educacional proposta no modelo conta com uma carga horária de mil horas, superior ao mínimo previsto na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), um coordenador pedagógico para cada série, ensino com disciplinas voltadas para áreas especificas do modelo, educação musical institucionalizada, dentre outras especificidades.
Segundo o comandante Geral, Coronel Anselmo Brandão, para levar aos municípios no interior do estado a proposta de educação da Polícia Militar foi estruturado um planejamento em quatro blocos distintos: Gestão Administrativa; Gestão Pedagógica; Gestão Disciplinar e; Identidade Visual. Além da capacitação, acompanhamento e formação de todo o quadro das escolas no interior.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp