Política

Em nota oficial, PT diz que condenação de Palocci é baseada apenas em delação

Publicado em 26/06/2017, às 18h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido dos Trabalhadores (PT) se manifestou, através de nota oficial sobre a sentença proferida nesta segunda-feira (26) pelo juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – que condenou o ex-ministro Antonio Palocci a 12 anos e 2 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A Justiça Federal de Curitiba condenou ainda o ex-secretário de Finanças do partido, João Vaccari Neto. O PT afirmou que os advogados do partido estão analisando a sentença e alegou que a condenação tem como base apenas as palavras de delatores. 
“O Partido dos Trabalhadores tomou conhecimento da sentença proferida hoje pela Justiça Federal de Curitiba contra o ex-secretário de Finanças João Vaccari Neto e o ex-ministro Antonio Palocci. Os advogados do partido estão analisando a sentença proferida. Reiteramos que mais uma vez estamos diante de uma condenação que tem como base apenas as palavras de delatores, que se utilizam de subterfúgios para incriminar quem quer seja, desde que tenham suas penas reduzidas”. 
Além de Palocci, o ex-assessor dele, Branislav Kontic, o empresário Marcelo Odebrecht, João Vaccari Neto e outros 10 eram réus nesta ação penal. Eles respondiam por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Palocci é acusado de intermediar propinas pagas pela Odebrecht ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ex-executivos da empreiteira afirmaram que o codinome "Italiano", que aparece em uma planilha ao lado de valores, fazia referência a Palocci. Ele nega ser o "Italiano".
O ex-ministro foi preso na 35ª fase da operação, batizada de Omertà e deflagrada no dia 26 de setembro de 2016. Atualmente, está detido no Paraná. Palocci foi denunciado uma vez por corrupção passiva e 19 vezes por lavagem de dinheiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp