Política

PF apreende aeronave e outros bens do empresário Nicolau Martins em Salvador

Publicado em 20/06/2017, às 14h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Federal (PF) realizou o cumprimento de mandados de sequestro de bens decorrentes da Operação Copérnico, deflagrada em 2016, com o objetivo de combater a prática de crimes de desvio de recursos públicos destinados à saúde, fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro.
Nesta fase da investigação, a Polícia Federal busca apreender veículos e uma aeronave como forma de ressarcimento aos cofres da União pelo desvio de valores praticados pela Organização Criminosa. Estima-se que o valor total dos bens sequestrados é de R$ 2,5 milhões.
Policiais foram vistos no Condomínio Parque Florestal, na região do Horto, em Salvador. Um dos alvos é o empresário Nicolau Martins, que fez parte da OAS e atualmente é dono da NMConstruções. A PF ainda não divulgou informações sobre a ação.
No ano passado, o filho do empresário, dono do Instituto Médico Cardiológico da Bahia, Nicolau Emanoel Marques Martins Júnior, foi preso acusado de desviar verbas públicas da saúde, na Bahia.
Apesar de não ser exposto, de acordo com a PF, o empresário era o responsável por coordenar todo esquema de corrupção. Seu nome não aparece no contrato social do ICMBA, mas, durante a investigação foi descoberto que ele comanda a entidade e outras empresas criadas em nome de “laranjas” para desviar as verbas.
Além dessas acusações, Martins Júnior foi acusado também de ameaçar as pessoas envolvidas no esquema, para que elas se omitam, por isso a prisão foi solicitada.
As investigações apontam ainda fraude em licitação e falta de prestação de contas dos serviços realizados. O grupo administra unidades em Salvador, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus e Lauro de Freitas. Existem fraudes comprovadas em Candeia e São Francisco do Conde. Em Salvador e nas demais regiões ainda está havendo buscas.
Os contratos falsos apreendidos incluíam desde aquisição de material de limpeza à contratação de médicos.
Atualizada às 10h51

Publicada originalmente às 9h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp