Política

Jutahy Jr. usou verba da Câmara em despesas eleitorais em 2016, diz site

Publicado em 19/06/2017, às 08h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento do site Congresso em Foco mostra que pelo menos seis deputados federais utilizaram verba indenizatória, o chamado cotão, para bancar despesas eleitorais em outubro do ano passado. Na Bahia, o deputado Jutahy Magalhães Júnior (PSDB) teria utilizado R$ 55,9 mil da Casa em suas viagens para turbinar a campanha eleitoral de candidatos aliados nas eleições municipais de 2016.

Os gastos do tucano teriam ocorrido no fretamento de aeronaves e diárias com hospedagens. Em 16 de setembro, Jutahy partiu de Salvador e foi até Lençóis. Em seguida, percorreu de carro pouco mais de 90 Km para ajudar na campanha de Joyuson e Átila, candidatos à prefeitura de Utinga.

Após pernoitar com seu assessor numa pousada em Lençóis, estadia também paga com a cota da Câmara, foi até os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Buritirama e Barreiras, sempre em busca de votos para candidatos apoiados por seu partido. No dia 18, voou até Santa Maria da Vitória. De lá, de carro, foi até Santana, distante pouco mais de 50 Km, onde participou de mais um evento eleitoral.

No dia 29, Jutahy partiu de Salvador com destino a Jacobina, onde participou da campanha de Luciano e Clériston. Em seguida, foi até o município de Saúde, distante 46 km, para também tentar conseguir votos para o candidato à prefeitura daquela cidade. Já no dia 1º de outubro, Jutahy Jr. seguiu em carreata pelas ruas de Salvador ao lado de ACM Neto, prefeito reeleito naquele mês com quase 74% dos votos válidos.

"Em cada viagem, tive o cuidado de realizar um evento, uma reunião, para tratar de interesses dos municípios em função da minha atividade parlamentar. Além disso, participei dos eventos naqueles dias com pessoas do município, onde tive contato com pessoas da região", explicou o parlamentar baiano em entrevista à TV Globo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp