Pesquisa revela que 58,3% dos prefeitos é contra reeleição


Por Luiz Fernando Lima | Fotos: Vagner Souza // Bocão News

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou pesquisa com os gestores que participaram da Marcha dos Prefeitos em Brasília, em maio último. 56,3% dos entrevistados são contra a reeleição para o Executivo. Para 58,3%, o mandato deve ter cinco anos. O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), coaduna com o resultado majoritário.

“Eu considero o processo de eleição muito cansativo. Oito anos é muito tempo para o gestor. Eu não tenho o mesmo vigor do primeiro mandato”, afirma Eures. O prefeito de Bom Jesus da Lapa, reeleito com quase 80% dos votos, defende também os cinco de duração da gestão. De acordo com Eures, este é um tempo adequado para desempenhar as funções e realizar o trabalho prometido na campanha.

O presidente da entidade dos prefeitos baianos também defende uma trava na quantidade de mandato legislativo. “Não é bom para a democracia ter mandatos consecutivos. Acredito que quem detém a estrutura tem o poder para se reeleger. Dois ou três mandatos são suficientes. É preciso renovar. Isto é salutar para o processo democrático”. Na pesquisa da CNM 51,8% dos prefeitos entrevistados apoiaram a reeleição no Legislativo.

Publicada originalmente dia 18

COMENTAR

* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

RELACIONADAS

Política

Investimentos federais contra a seca são insuficientes, diz Eures Ribeiro

Política

Acredito que o São Francisco não dura mais 30 anos, aponta Eures Ribeiro

Política

Presidente da UPB vê exclusão de servidores de reforma como 'armadilha'

Política

Presidente da UPB e representantes da Caixa debatem avaliação de convênios