Política

Julgamento da chapa Dilma-Temer é retomado com “sermão” de Gilmar Mendes;assista

Publicado em 08/06/2017, às 15h10   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O julgamento da ação contra a chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) por abuso de poder econômico e político continua na tarde desta quinta-feira (8). Já de início o presidente Gilmar Mendes destacou o voto que deu para continuidade do processo ainda em 2015. Tentou esclarecer que não havia nada no seu posicionamento que justificasse a expansão da ação para os pagamentos ilegais (Caixa 2) ou de propina via doação oficial da Odebrecht.
“Aqui não está dizendo que não houve fato de corrupção da Odebrecht na Petrobras. O que se está dizendo é que não está presente da causa de pedir. Fico a imaginar se seria este o momento de incluir em outra ação? Este depoimento teria força suficiente para abrir-se outro processo nesta corte? Penso que não”.
De acordo com Gilmar Mendes, isso terá que ser investigado nas cortes próprias. A argumentação toda do presidente vai no sentido de absolver a chapa Dilma-Temer e, portanto, manter o atual presidente no cargo. “Eu dizia no debate pela manhã que o processo eleitoral tem um etos que é resolver as questões com tempo hábil sem causar instabilidade”.
O mandato não pode ser colocado em risco e sem uma justificativa plausível, conforme afirma Mendes nas iniciais. Durante mais de 30 minutos apenas o presidente da corte falou. “Eu sempre falo que devemos ter cuidado com isso, pois é o mandato que está em jogo. Às vezes nós nem olhamos a nossa própria retaguarda”.
O julgamento continua com a leitura da decisão do ministro Herman Benjamin. A expectativa continua em torno de um placar com quatro votos pró-chapa Dilma e Temer e três pela condenação e, portanto, cassação de Michel Temer.
Assista ao vivo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp