Política

PF pede à PGR que entregue aparelho usado para gravar Temer

Publicado em 22/05/2017, às 11h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) solicitou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) entregue o gravador que o empresário Joesley Batista usou escondido para gravar uma conversa com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu, em 7 de março deste ano.
O áudio faz parte da delação premiada na operação Lava Jato de Joesley e do irmão dele, Wesley Batista, donos do frigorífico JBS, que resultou na abertura de inquérito para investigar o presidente, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Temer é investigado por corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.
No sábado (20), o presidente pediu ao STF que o aúdio fosse periciado para saber se houve cortes e que o inquérito fosse suspenso até que saia o laudo definitivo sobre a gravação. No mesmo dia, o ministro relator da Lava Jato no Supremo, Luiz Edson Fachin, determinou que a PF faça a perícia e decidiu levar o pedido de suspensão de inquérito para análise no plenário da Corte – o que deve acontecer quarta-feira (24).
Em análise técnica preliminar, o Instituto Nacional de Criminalística apontou que é fundamental ter acesso ao gravador. Por isso, fez o pedido à PGR para que entregue ou equipamento ou que pela a Joesley que o entregue.
Segundo a PF, não há prazo para a conclusão da perícia, "especialmente diante da necessidade apontada de perícia também no equipamento". A expectativa é que o gravador seja entegue à PF nesta segunda-feira (22).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp