Política

Jaques Wagner admite atraso no modal da Paralela

Imagem Jaques Wagner admite atraso no modal da Paralela
O governador sobre o atraso: “Pra fazer bem feito, com transparência, acaba demorando mais”  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/08/2011, às 09h51   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Havia um cronograma para a elaboração do projeto final do modelo de transporte para a Paralela, mas ele não foi cumprido. A culpa é do governador Jaques Wagner, segundo ele próprio. “A gente errou e eu admito o erro. Devíamos ter começado a PMI (proposta de manifestação de interesse) antes”, disse, se referindo ao processo que envolveu projetos de sete empresas e acabou por não escolher nenhum.

O governador, no entanto, deu mais uma justificativa para o atraso: “Pra fazer bem feito, com transparência, acaba demorando mais”. As declarações aconteceram durante uma entrevista coletiva, antes do lançamento do programa Vida Melhor.

BRT X trilhos - A decisão sobre o modal (no caso, o veículo sobre trilhos alimentado pelo BRT) deveria ter sido publicada poucos dias após o anúncio, feito pelo secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, em 21 de junho. Com um mês e meio de atraso, o governador anunciou nova data: “Espero publicar isso (no Diário Oficial) já na segunda-feira”, disse.

Ele marcou para amanhã uma reunião com o prefeito João Henrique, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, e o secretário da Casa Civil municipal, João Leão, na qual devem finalmente bater o martelo sobre a escolha do modal. Ontem, durante o voo para Salvador, ele chegou a conversar com Dilma sobre o assunto, mas disse ainda não ter nenhuma definição.

“Quanto mais viabilidade do metrô em construção, mais simpática ela é à construção de um novo”, disse, sem deixar claro se a orientação da presidente havia sido pelo BRT, cujo projeto já está aprovado desde 2009. Até a semana passada, a orientação é que o conteúdo da matriz de responsabilidade não fosse modificado. E a matriz de responsabilidade de Salvador, assinada pela prefeitura em 2009, dizia que a Paralela teria BRT.

Mistério - Procurado, João Leão preferiu manter o mistério. “Seria indelicado com o governador fazer alguma especulação”. Segundo ele, o encontro está marcado para as 17h, no Palácio de Ondina.

Após a publicação, o termo de referência, que deveria ficar pronto em 22 de agosto, segundo o cronograma inicial, começará, enfim, a ser elaborado. Anteontem, durante o Agenda Bahia, os secretários Zezéu e José Mattos (Secretaria Municipal de Transportes) admitiram que o processo está parado por causa do impasse com a prefeitura, já que, antes do estado ter anunciado a decisão pelo transporte sobre trilhos, a prefeitura já tinha aprovado um projeto de BRT.

Quando esse termo de referência, com o detalhamento do sistema, ficará pronto, não se tem previsão, nem quando a licitação será aberta. O único prazo que não foi mudado é o que determina que em 31 de dezembro o processo deve estar finalizado, com a empresa contratada e pronta para iniciar as obras em 2012.

Esta matéria é de Priscila Chammas, publicada no impresso Correio deste sábado (6).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp