Política

Audiência discute impactos da Via Atlântica sobre Pituaçu e Vale Encantado

Publicado em 16/05/2017, às 20h44   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador (CMS) promove uma audiência pública na próxima quinta-feira (18) visando discutir os impactos da Avenida Atlântica, projeto da prefeitura de Salvador que envolve a área do Parque Metropolitano de Pituaçu e o Parque do Vale Encantado.  A audiência pública foi solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT) e irá ocorrer no auditório do Edifício Emerson José (Bahia Center), na Rua Ruy Barbosa, no Centro. 
Opositora ao projeto, a vereadora afirma que o PL do Executivo vai “passar por cima de longa área do Parque Metropolitano de Pituaçu e deve cortar o Parque do Vale Encantado”. Os parques de Pituaçu e Vale Encantado são remanescentes da Mata Atlântica e abrigam  fauna e flora exuberantes, além de muita água.  O Vale Encantado tem aproximadamente 1 milhão de m² e, conforme ambientalistas, é de extrema relevância para a preservação da biodiversidade. 
“Precisamos discutir este projeto e qual o modelo de cidade que queremos. São duas áreas de extrema importância para a sobrevivência de Salvador e não podemos deixar de discutir. Setores da sociedade civil estão reunidos e precisamos de muita discussão antes de qualquer aprovação ou execução de projeto de grande impacto como esse”, declarou a vereadora Marta. 
Foram convidados para o debate os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Fábio Mota; de Urbanismo, Guilherme Bellintani; a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE); o Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do Ministério Público da Bahia (MP-BA); o secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis; o secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga, além de ambientalistas, arquitetos, urbanistas e setores da sociedade civil organizada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp