Política

Votação Previdência: deficientes e idosos terão acesso ao BPC aos 68 anos

Publicado em 09/05/2017, às 17h29   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos pontos polêmicos na reforma da Previdência, em votação na comissão especial na Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (9), é o destaque 47 apresentado pela bancada do PT, que busca retirar do texto mudanças promovidas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a deficientes e idosos de baixa renda, no valor de um salário mínimo. Na proposta, o governo prevê a elevação da idade para conceder o benefício de 65 para 68 anos. Por 22 votos a 14 foi mantido o texto.

Opositores pontuaram que o BPC é, muitas vezes, a única renda do idoso e dos deficientes. Arlindo Chinaglia (PT-SP) disse que a mudança visa restringir gastos e não proteger idosos e deficientes carentes. Para a comunista Jandira Feghali, o ato é um dos mais cruéis da reforma. Alessandro Molon afirmou que a mudança vai agravar a pobreza no país. Por outro lado, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) defendeu a manutenção do texto original, afirmando que a reforma não tira o direito, apenas terá um aumento na idade mínima.

Outros destaques

Entre os destaques derrubados na tarde de hoje estão visava manter o cálculo de contribuição da aposentadoria rural e o que liberaria a concessão de isenção e outros benefícios a contribuintes da Previdência. Ainda foi derrubado o destaque que acabaria com a exigência de 25 anos de contribuição para dar direito à aposentadoria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp