Política

Moro será denunciado à OAB por fazer acusação à defesa de Lula

Publicado em 08/05/2017, às 17h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em anúncio à imprensa, na tarde desta segunda-feira (8), a defesa do ex-presidente Lula anunciou que o juiz Sergio Moro será denunciado à seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Paraná por conta de sua decisão de barrar a gravação própria do depoimento do petista na quarta (10), sob a alegação que o registro poderá ser utilizado futuramente para "fins político-partidários".

"Sergio Moro além de tolher de forma arbitrária a prerrogativa dos advogados de gravar a audiência - ato reconhecido pela OAB/PR - também fez a grave acusação de que a própria defesa do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva poderia usar tais gravações para "fins politico-partidários", disse Cristiano Zanin Martins, em nota.

A defesa afirmou que vai recorrer da decisão do magistrado de que proibiu gravações.

"O juiz comete erro gravíssimo ao declarar que o cliente e sua defesa chamaram manifestantes. Talvez ele tenha se acostumado a fazer acusações sem provas,  mas essa é mais uma violação dos direitos e prerrogativas dos defensores constituídos nos autos e tomaremos todas medidas jurídicas cabiveis", acrescenta o texto.

Em vídeo publicado nas redes sociais neste final de semana, Moro pediu que seus apoiadores não façam manifestações na região da Justiça Federal, onde acontecerá o depoimento, a fim de evitar confronto com a militância pró-Lula. 

Em vídeo de resposta, Zanin já havia apontado que, "numa democracia", um juiz tem de ser imparcial, e não se comportar como um político, tentando influenciar a opinião pública e acionando seus seguidores quando achar conveniente. 

"Sucede que quem tem agido como um político - conclamando apoiadores por meio de vídeos caseiros -, é Moro e não a defesa de Lula", diz a nota do advogado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags