Política

TCU pode impedir Wagner de ocupar cargo público; ex-ministro nega irregularidade

Publicado em 19/04/2017, às 13h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro e atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner (PT), pode ficar proibido de exercer cargos comissionados e funções de confiança na administração pública federal. A proposta, segundo a coluna Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, é do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luís de Carvalho, relator do processo que avalia irregularidades na nomeação, pelo então ministro, do marido da também petista Ideli Salvatti para um cargo na OEA.

A área técnica da Corte tinha sugerido apenas multa a Wagner, mas o relator entendeu que é necessário aplicar sanção mais alta. A decisão dependerá de maioria no plenário do tribunal. 

De acordo com o diário paulista, Wagner diz que o “entendimento consagrado pelo Ministério da Defesa, e de acordo com  parecer da AGU (Advocacia-Geral da União)”, é de que a designação para cargos em órgãos diretamente ligados à pasta de Defesa “é prerrogativa do ministro” e que a nomeação em questão ocorreu dentro da legalidade”.

A inabilitação para o serviço público pode ser de 5 a 8 anos. Ele seria impedido, por exemplo, de voltar a ser ministro. Guido Mantega, ex-titular da Fazenda, já recebeu a pena por pedaladas fiscais.

Publicada originalmente em 19/04 às 7h01

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp