Política

Exames que dão negativo para doença são desperdício, diz ministro da Saúde

Publicado em 09/04/2017, às 10h14   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em Cambridge, onde participa do Brazil Conference, o ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, afirmou que "80% dos exames de imagem no SUS (Sistema Único de Saúde) têm resultado normal" e que isso representa "desperdícios que precisam ser controlados".
De acordo com o G1, Em apresentação e posteriormente em entrevista à BBC Brasil, defendeu a necessidade de controlar a prescrição de exames.
"Temos que ter controle da demanda que os médicos fazem destes exames e passar a avaliar como utilizam sua capacidade de demandar do SUS. Se o médico solicita muitos exames que dão resultado normal, ele não está agindo de forma correta com o sistema", afirmou. 
Durante sua fala na Brazil Conference, o ministro disse que os médicos da rede pública não estão atentos aos custos dos procedimentos que solicitam para seus pacientes.
"Temos muitos problemas em ajustar o médico como uma peça do sistema, e não como o centro do sistema. O médico tem uma visão que é fruto do compromisso que faz quando se forma, que é estar acima da questão pragmática, dos recursos".
Publicada no dia 8 de abril de 2017, às 17h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp