Política

CPI: um pedido de informações esclareceria eventuais dúvidas, diz Zé Neto

Publicado em 04/04/2017, às 06h42   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

No último final de semana, foi publicado no Diário da Assembleia Legislativa da Bahia o parecer da Procuradoria Geral da Casa e o aval do presidente Angelo Coronel que aprova o requerimento da bancada de oposição para instalação da CPI do Centro de Convenções. O objetivo da minoria, que conseguiu 21 assinaturas para protocolar o pedido, é apurar responsabilidades no desabamento parcial do equipamento localizado no Stiep.

Para o líder da bancada governista, o deputado Zé Neto (PT), o colegiado é desnecessário dado o objetivo apresentado pelos requerentes. Segundo o petista, um pedido de informações esclareceria eventuais dúvidas, frisando a inexistência de “indícios de irregularidades”.

O parlamentar lembra que "uma empresa de reconhecida capacidade técnica, contratada regularmente, realizava obras emergenciais no local e questionou a decisão de construir uma estrutura em aço naquele sítio de alta salinidade, em uma alameda que forma um “boqueirão”, canalizando os fortes ventos marinhos". A empresa em questão é a Metro Engenharia, que tem como um dos sócios o primo do vereador Leo Prates (DEM).

“Teremos de decidir agora de forma mais técnica do que política o que fazer com aquele equipamento e o mais importante é que nos próximos dias o governador Rui Costa anunciará a construção de um novo espaço" apontou.

Já o líder da oposição, Leur Lomanto Jr. (PMDB), defendeu uma investigação “ampla, geral
e irrestrita”, pois considera que o desabamento ocorreu por falta de manutenção adequada
da estrutura inaugurada em 1979. “Pior é o prejuízo gerado para o turismo com o fechamento do Centro de Convenções, que alijou Salvador da captação de congressos e outros eventos corporativos”, considera o peemedebista.

Prazos - Após o deferimento pelo presidente da AL-BA, começa a contar o prazo de três sessões ordinárias para a indicação, pelos líderes, dos oito membros titulares da CPI e dos cinco suplentes. Uma sessão já ocorreu nesta segunda (3).

As sessões ocorrendo normalmente, nesta quarta (5) o prazo se encerra. Após publicadas as indicações da composição da comissão, sendo quatro integrantes da ala governista, três para a oposição e uma para os independentes, a CPI se reúne para eleger o presidente e o relator. A partir de então, será estabelecido o cronograma de trabalho.

Assinantes do pedido da CPI - O requerimento pedindo a instalação teve 21 assinaturas, todas da base oposicionista. Os signatários são os seguintes: 

Adolfo Viana (PSDB)

Alan Sanches (DEM)

Augusto Castro (PSDB)

Carlos Geilson (PSDB)

David Rios (PMDB)

Fábio Souto (DEM)

Heber Santana (PSC)

Hildécio Meireles (PMDB)

José de Arimateia (PRB)

Leur Lomanto Júnior (PMDB)

Luciano Ribeiro (DEM)

Luciano Simões Filho (PMDB)

Marcell Moraes (PV)

Pablo Barrozo (DEM)

Pedro Tavares (PMDB)

Samuel Júnior (PSC)

Sandro Régis (DEM)

Sidelvan Nóbrega (PRB)

Soldado Prisco (PPS)

Targino Machado (PPS)

Tom Araújo (DEM)

Notícias relacionadas:

Bancada de Oposição da AL-BA protocola CPI do Centro de Convenções
Coronel acata pedido da oposição e instala CPI do Centro de Convenções
Isso para mim é irrelevante, diz Rui sobre CPI do Centro de Convenções
CPI do Centro de Convenções: secretário diz que está à disposição dos deputados

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp